27 de fevereiro de 2014

Enfim, o nome do cofre


Quem segura o fenômeno Luan?
Vinícius Costa/Preview.com/Gazeta Press
 
Um dia após a ótima vitória do Grêmio na Libertadores, pipocam assuntos para serem comentados. Um deles diz respeito ao nome do cofre, lembram? Agora já dá para revelar: o nome guardado no cofre e que o presidente Fábio Koff  havia prometido para a torcida gremista, está na boca do povo. Chama-se Luan, este é o nome. O menino prodígio que está abalando as estruturas do futebol gaúcho, é a cereja do bolo. O mais interessante na história, é de que nem Koff sabia o que estava por vir. Quem saberia?
Trazido de São José do Rio Preto no ano passado, depois de ser descoberto por olheiros gremistas, o jovem jogador - que começou sua carreira no futsal- ficou os primeiros seis meses desde que chegou a Porto Alegre apenas exercitando sua adaptação ao futebol de campo. E pelo visto, ela foi rápida. Luan já é a sensação da ótima equipe que parece estar se formando nas mãos do técnico Enderson Moreira.
O guri é craque. O guri é uma barbaridade!
Quem tem Luan, tem tudo!
Se tiver os pés no chão e uma cabeça boa, não se deixando levar pelas armadilhas do sucesso e do dinheiro, em muito pouco tempo estará no topo, usufruindo das benesses que o talento pode lhe dar.

Máxi

Para mim, não restam dúvidas de que Máxi é craque. Jogaria no meu time com certeza. É um jogador espetacular. Desconfio de que só não está titular no time do Grêmio, porque existe uma teoria de que ele não auxilia na marcação como deveria. Considero isso um erro. Acho que o seu futebol é grande demais para ser desprezado. No entanto, não vou cornetear o técnico. Pelo menos por enquanto...
Só espero que o jogador tenha maturidade, confiança e perspicácia para saber que a sua hora vai chegar. Paciência é uma virtude que poucos possuem. Logo ali na frente , ele será lembrado. Vai, sim. E até lá, aconselho que leve isso como um desafio para aperfeiçoar ainda mais o seu futebol e ficar atento para quando o cavalo passar encilhado.

Wendell

Com certa razão, muitos torcedores mostram-se inconformados pelo fato de o Grêmio estar vendendo os direitos federativos do lateral Wendell para os alemães por 6,5 milhões de euros. Infelizmente, a realidade financeira do clube exige que isso seja feito. Sem dinheiro para receber da televisão - a gestão anterior antecipou o recebimento de 60 milhões de reais - e sem a bilheteria dos jogos, o clube se vê na obrigação de se desfazer de seus jovens talentos para pagar as contas do final do mês. Futebol é um esporte muito caro e o dinheiro precisa sair de algum lugar. Manter um clube da grandeza do Grêmio exige um fluxo de caixa gordo e vigoroso. É uma pena que isso seja necessário. Mas pelo menos poderemos contar com o talento dos meninos até o final da Libertadores.

Esquema

Quem acompanha o blog, sabe que já escrevi aqui que meu esquema de jogo preferido é o
10-0/0-10, ou seja: todos defendem e todos atacam. Sem a bola, o time todo combate o adversário como feras feridas. Com a bola, todos avançam para o caminho do gol.
Agora vem o ex-jogador Seedorf e atual técnico do time italiano Milan declarar o seguinte:
                            
              "Vocês jornalistas são tão apaixonados por táticas e sistemas, falam disso por horas. Mas você sabe qual é a verdade? No futebol moderno há apenas sistemas para o jogo defensivo. No ataque há fluidez total, seis jogadores que movem e trocam de posição com frequência sem que haja um ponto de referência. Por isso, perguntas sobre o estilo de jogo me irritam".

É isso! No futebol moderno,não há mais espaço para mãos na cintura e nem limitações para defensores. Quem puder chegar, que o faça. E da melhor maneira que conseguir.