28 de maio de 2014

Daniel Matador: A Liga Extraordinária

Caros
 O Grêmio fugiu do frio do Sul para jogar no calor nordestino contra o Sport. Clube este que já nos deu a alegria de ser batido na primeira final da Copa do Brasil a ser vencida pelo tricolor, em 1989. A própria primeira edição da Copa do Brasil, diga-se de passagem, mostrando novamente o pioneirismo de nosso clube. O Sport atualmente vem de uma goleada, necessita recuperar-se e joga em casa, na Ilha do Retiro. Ainda assim, as possibilidades de vitória do time gremista são grandes. O esquema 4-5-1 deve ser utilizado, porém desta vez substituindo a formação de 3 volantes e 2 meias por uma teoricamente mais ofensiva, com 2 volantes e 3 meias. Rodriguinho tem sido um interessante destaque nos últimos jogos. A conferir também o que Zé Roberto pode render jogando na segunda volância, deixando Edinho na primeira volância, onde sempre rendeu mais.
Em 2003 o ator Sean Connery protagonizou o interessante filme A Liga Extraordinária, baseado em uma HQ de Alan Moore. Nele eram reunidos vários nomes da literatura mundial com diferentes características para lutarem contra uma vilão que ameaçava o mundo. Connery dava vida a Allan Quartermain, o líder do grupo formado também pela vampira Mina (retratada no clássico Drácula, de Bram Stoker), o Capitão Nemo (de 20 mil léguas submarinas, de Julio Verne), o Dr. Jekyll e seu alter-ego, Mr. Hyde (da obra de Robert Louis Stevenson), além de Dorian Gray, Tom Sawyer e o Homem Invisível, todos retratados em obras literárias. As diferentes habilidades do grupo combinadas faziam com que pudessem ter êxito na missão. Recomendo muito tanto o filme quanto a HQ.
Assim como no filme, também um time de futebol deve reunir diferentes características em seus jogadores para que haja equilíbrio e o rendimento seja a contento. Teoricamente, o time do Grêmio que vai a campo hoje está equilibrado. A zaga joga no estilo clássico, com Grohe no gol, Pará e Breno nas laterais e a dupla de zagueiros formada por Werley e Bressan. No meio, um primeiro volante volante com maiores características de marcação (Edinho) e um segundo volante um pouco mais habilidoso (Zé Roberto), um meia de armação mais cadenciador (Ruiz), um meia de velocidade (Rodriguinho), um enganche (Dudu) e um centroavante (Barcos). A conferir e torcer para que possamos voltar de lá com mais 3 pontos e continuar na ponta da tabela. A campanha, em números, tem sido de time campeão até o momento.
Não podemos deixar de aproveitar a oportunidade de citar a matéria feita e veiculada ontem pela Band SP no programa A Liga. As denúncias feitas ontem no programa já eram de conhecimento (ou, ao menos, forte suspeita) de todos os que residem aqui no Rio Grande do Sul. A chegada dos Barra Bravas argentinos para os jogos da Copa e sua recepção por parte de uma conhecida torcida organizada que veste vermelho. Não havendo somente a recepção e a distribuição de ingressos para os jogos, mas também troca por drogas e armas. Um verdadeiro escândalo que nenhum jornalista da aldeia preocupou-se em investigar. Os motivos vão desde incompetência pura até outros que não citamos aqui por razões que todos já sabem.
Para quem não viu, recomendo fortemente que assistam. Há um link na internet com os vídeos do programa aqui
Pois justamente por fazer aquilo que os incompetentes da aldeia não fizeram, já podemos chamar este pessoal de A Liga Extraordinária. E a galera do jornalismo daqui talvez seja somente a liga ordinária.

Saudações Imortais