15 de maio de 2014

A escolha do blogueiro

Vou dar uma de Daniel Matador neste post e começar falando de um filme: A Escolha de Sofia. Para quem não sabe ou não lembra, Sofia, na época da guerra foi obrigada a escolher um de seus dois filhos para morrer.
Pois blogueiros torcedores vivem constantemente este dilema. Não o de entregar um filho para a morte e nem tão grave como este. Mas o dilema de escolher entre publicar ou não publicar alguma notícia em primeira mão. Publica e se consagra. Mas publica e pode atrapalhar um grande negócio do seu time de coração.
Jornalista honesto e decente sempre põe a notícia acima de seus interesses ou amores. Jornalista honesto e decente não deixa de publicar uma notícia "por respeito à diretoria de um clube". Jornalista honesto e decente não pode mentir e nem fazer onda contra o time rival do seu.
Blogueiro torcedor não tem compromisso com a notícia embora tenha compromisso com a verdade. Uma forma de não mentir é não comentar sobre o que não quer ou não pode escrever.
Desde o início deste blog demos muito balão na imprensa pretensamente profissional. Nunca demos balão em contratação de jogadores gremistas, mesmo tendo a informação. A simples notícia de um interesse pode melar completamente um negócio praticamente fechado.
Quem lê este blog já deveria estar acostumado com a postura dos blogueiros.
Então, não adianta perguntar se jogador A ou B vem. Ou querer saber se procede esta "compra da Arena" pelo Grêmio.
Não adianta porque os blogueiros não podem nem se dar ao luxo de negar quando a notícia não é verdadeira. Porque negando as não verdadeiras o silêncio servirá de confirmação das verdadeiras.
Pedimos, portanto, a compreensão e o entendimento de todos quando silenciamos.
E paciência, porque o tempo dará as respostas.