25 de maio de 2014

Uma nova "postura"?


*O texto abaixo foi enviado pelo leitor Jonas Silveira
 
Enderson venceu três partidas seguidas. Não sei se ele sabe como isso aconteceu, mas aconteceu e é mérito dele não ter evitado que isso acontecesse. Enderson, então, motivado pela perda de Alán Ruiz, anunciou uma nova “postura” fora de casa. Enderson, foi a São Paulo e seu time pôs um ovo em campo. Basicamente, essa foi a nova “postura”. O ovo eclodiu e dele saiu um volante, depois mais outro, tal qual um fusca de palhaço (o palhaço na metáfora sou eu, imagino).

Não é a toa que a maior parte das frases acima começa pelo nome do nosso treinador. Ao cometer tal insanidade, Enderson (mais uma!) incorreu na prática de dois erros, no mínimo. Ele mudou o esquema que vencera três partidas seguidas e vendeu uma velharia como se novidade fosse. Propaganda enganosa.
Três volantes fora de casa pra “buscar o pontinho” é prática mais velha que andar pra frente. É o papai-mamãe do futebol (me refiro à brincadeira de criança, pois o blog é de família). A melhor parte desse esquema-piada é que ele não funciona.

O Grêmio com dois volantes tem 77,7% de aproveitamento, seis vitórias, três empates e está invicto em nove partidas, com apenas três gols sofridos, média duas vezes menor que o esquema com três volantes, que tem nove vitórias, três empates e seis derrotas, gloriosos 55,5% de aproveitamento, tomando 16 gols em 18 partidas!

Tomamos mais gols nos defendendo do que atacando por que existe uma verdade inquestionável no futebol que todos estamos ignorando. Só tem uma bola. Seu eu tenho a bola, ninguém mais tem a bola. E a bola, senhoras e senhores, é muito importante para o ato essencial do desporto em questão, marcar gols. O Grêmio com dois volantes teve mais posse que alguns de seus adversários, e venceu mesmo criando menos chances. Ao reter a bola o nosso time mascara sua eventual incompetência.

No entanto, Enderson teima em escalar três volantes. Ele crê que nosso quarto volante é superior a Maxi Rodriguez, um jogador capaz de criar chances de gol. Ouço que Maxi não pode jogar por que “ele não marca”, aí perco pra um time que tem Osvaldo, Luis “Fabuloso”, um pato e um ganso. Os caras tem uma múmia egípcia no gol e um zagueiro de 18 anos que fez gol contra no jogo anterior, no qual eles tomaram cinco gols de um time que escala um peixe-boi com a camisa nove!

Custa ir para cima? Algum dia verei o Grêmio com um volante só? Caso alguém não tenha percebido, o São Paulo jogou com um só volante: SOUZA. O cara que precisava de outros dois volantes no time quando estava aqui! No ano passado, caímos na Copa do Brasil pro Patético Paranaense com um volante só, Deivid.

Ramiro está fora por cartão, Riveros já está em Porto Alegre. Ruiz será titular, Biteco e disputam a outra vaga ao lado de Edinho. Vai melhorar, pois o Grêmio com dois volantes é melhor que o “novo” Grêmio. Maxi, infelizmente, não tem a menor chance de ser titular pois nosso treinador, aparentemente, não entende nada de futebol.

Escrevo esse texto pois nossa equipe joga fora de casa no meio da semana contra um adversário que acaba de ser goleado.
Já vi esse filme... E não gostei do final.