17 de julho de 2014

Jéssica: Grêmio escapa-marcha


Desde o início do ano, vemos um Grêmio que não é péssimo, mas não é bom. Quando parecia querer engrenar, escapava a marcha. Com a chegada de bons jogadores, Grêmio parecia ter pelo menos o suficiente para ser produtivo no ataque, enquanto nós torcedores esperávamos ansiosos pelo fim da Grêmiotemporada, para saber a evolução do time.

Bem, ao meu ver, Grêmio evoluiu em seu posicionamento e na movimentação. Não era pra menos, Luan é habilidoso e Giuliano chegou para ser nosso câmbio automático. E ainda contamos com Alan Ruiz que tem qualidade para agregar na criação. Logo, se temos peças, por que vemos a mesma ineficiência no ataque?

Pra mim, muito se justifica pela forma que Barcos joga no Grêmio. Contra o Goiás vimos um time articular as jogadas, ter total controle do meio-campo mas travar quando chega na área adversária. Desacelera, perde a dinâmica do ataque. Escapa a marcha. Isso se dá porque a estratégia do Grêmio, no ataque, é tabelar com Barcos. Ou, se não, alçar bola na área para o mesmo. Barcos tem sido pivô que precisa fazer um esforço imenso para tomar a frente do zagueiro, conseguir dominar a bola pra depois, com uma pitada de sorte, acertar o passe. O problema é que a sorte quase nunca veste a tricolor. É preciso ser eficiente. E a nossa eficiência está em saber jogar conforme as características dos nossos jogadores.

Grêmio trouxe jogadores que têm como característica a velocidade, como já tínhamos Luan e Dudu. É preciso mudar a estratégia, extrair o melhor das peças que o elenco dispõe. Jogadores velozes precisam tabelar entre si, em velocidade de raciocínio na execução da jogada e não mais tabelar com a parede nem contar com a sorte e com o passe insistente no mesmo jogador improdutivo. E responsável em tornar isso real é, evidentemente, Enderson. Mas aí, ligamos o rádio e o escutamos dizer: “Estou dando meu melhor”. Cara, não está sendo suficiente. E sinceramente, ver o técnico colocar todas suas opções de ataque expondo o time, num desespero para fazer o gol, não me anima nenhum pouco. Na verdade, me mostra uma falta de convicção dele próprio.

Talvez o melhor ainda não seja o suficiente. Temos um bom time agora, capaz de crescer, capaz de ser produtivo, de lutar pelo título. Capaz de engrenar. Só faltam detalhes, embora sejam os principais. Quem sabe, seja necessário alguém capaz de consertar os detalhes que faltam para tornar esse time um brigador direto pelo título. Porque é só isso que interessa para nós.