23 de julho de 2014

Nem tanto ao céu e muito menos ao inferno


A cada dia está mais difícil de ler comentários de gremistas. Aqui ou no twitter. Imagino que também no facebook que muito raramente acesso.
Se alguém chegar do nada e ler o que a maioria maciça dos gremistas fala ou escreve, imaginará que estamos nas profundezas do mais profundo abismo. Abaixo da lanterna se isto fosse possível.
O treinador é o primeiro a ser execrado. Seria linchado certamente se não houvesse o risco dos linchadores passarem alguns meses na prisão (neste país o crime mais hediondo dá meses de cadeia se tanto). Não serve para nada!, gritam histericamente. É o tiozinho do Posto Ipiranga, ironizam. Não treina nada, proclamam dia sim outro também.
A direção, em especial o Rui Costa e o Presidente Fabio Koff, é formada por pouco mais do que dejetos humanos. Incompetentes, moles, despreparados, são os adjetivos mais amenos.
Os jogadores, segundo muitos, "formam um dos melhores grupos do Brasil". Com exceção do Barcos e do Pará. Edinho tem direito a entrar nesta lista de proscritos, assim como o Werley, e o Ramiro, e mais alguns que não lembro agora.
"Quarenta e poucos dias para treinar e não se viu nada."
Claro que a bela movimentação do primeiro tempo, manchada pelos gols incríveis perdidos pelo time contra o Goiás, foi obra do acaso.
Claro que estar embolado no grupo de cima também decorre de muita sorte. Talvez da ajuda frequente e decisiva dos árbitros.
Claro que a defesa ser menos vazada deve-se muito mais à má pontaria dos adversários do que à existência de um esquema defensivo sólido.
Claro que o treinador e a direção entram em campo na hora dos chutes a gol dos nossos craques e dos cruzamentos invariavelmente à meia altura.
Claro que o Grêmio será rebaixado.
Claro que eu sou oficialista.
Claro que eu acho que está tudo perfeito. Será?
Se você leu até aqui, talvez tenha interesse em saber minha opinião.
Vamos a ela.
.....
O Grêmio tem uma grande defesa.
Não é fácil e nem comum ter uma grande defesa e um ataque eficiente. A história mostra.
O Grêmio tem jogadores lentos na transição da defesa para o ataque, o que dá tempo para os adversários se reorganizarem.
Esta lentidão é muito mais resultado das características dos nossos jogadores de meio campo (a maioria condutores de bola) do que de proposição tática.
Estes problemas são agravados pela má fase aparentemente eterna do nosso centro-avante.
Mas, na minha opinião, o Grêmio apesar de tudo isto é candidato sim ao título. A entrada de Giuliano pode mudar o panorama de lentidão do meio campo. Lucas Coelho, provavelmente terá uma sequência e deverá aprovar. Fernandinho também pode aumentar e muito a velocidade do ataque. O Grêmio tem sim um dos melhores grupos que está se ajustando e vai render mais.
.....

Há menos de um mês vimos o que pode uma pressão insana causar em um grupo de atletas.
Eu vejo esta mesma insanidade aplicada sobre os jogadores e todos que trabalham no Grêmio.
Continuem. Quem sabe nossos homens são mais fortes do que aqueles que estão no topo da pirâmide. Pouco provável. Mas continuem tentando provar o improvável.