5 de agosto de 2014

Não foi por falta de aviso!

Hoje o assunto não é bem sobre futebol. Hoje quero falar de assunto que já estava programado para acontecer. E não foi por falta de aviso.
O grupo RBS vive grande crise, é o que se comenta no meio especializado. Consta que amanhã, quarta-feira , haverá uma onda de demissões. Os profissionais das redações já sabem que pelo menos 130 deles receberão  aviso prévio de uma tacada só. Fora os muitos que já vêm sendo demitidos a conta gotas há mais de um ano.
Pois é, quantas vezes aqui falamos e debatemos sobre o mau jornalismo praticado naquela empresa? Não é à toa que a derrocada acontece agora. A qualidade do jornalismo é muito ruim, sem falar na má qualidade ortográfica  com erros primários inclusive nas manchetes de capa. A empresa simplesmente parece não ter em seus quadros a figura do revisor, aquele profissional que filtra tudo que é escrito cuidando principalmente da maneira que a Língua Portuguesa é usada.
Uma empresa jornalística que paga salários baixos  não pode almejar que profissionais qualificados e bem preparados aceitem subempregos . Os melhores logicamente optam pelas empresas que pagam melhor. Então, meus caros, já sabíamos que essa bomba iria estourar a qualquer momento, já que acompanhando o dia a dia sabíamos das fragilidades e incompetência existentes.A informação é de que de todas as emissoras de rádio do grupo, apenas a Rádio Gaúcha dá lucro. Também se salva o Diário Gaúcho que vende mais que ZH.
Parece que os altos executivos priorizaram muitas áreas e esqueceram do principal: a alma da empresa,  que é o jornalismo. Para vencer e convencer, o jornalismo deve ser ético, correto, inteligente e de qualidade.
Mais uma vez eu declaro: não foi por falta de aviso!!!