3 de setembro de 2014

Alemão de merda e viado pode?


Em tempos de politicamente correto, abaixo transcrevo a carta de um leitor que usou um pseudônimo. Ele prefere não ser identificado.

" Prezado pessoal do blog,

Eu sou um cidadão brasileiro, trabalhador e pagador de impostos em dia. Gostaria de expor aqui a realidade vivida por mim e meus irmãos. Nascemos em uma família de origem polonesa como milhares de outras no interior do Rio Grande do Sul.  Quando éramos crianças todos tínhamos os cabelos muito brancos, os olhos azuis intensos e falávamos com sotaque meio atravessado, devido a influência de meus avós, pais e tios.
Pois bem, crescemos, desde que me lembro, sofrendo bullying na rua , na escola, no pátio da Igreja, em todos os lugares que frequentávamos. No futebol, nas brincadeiras, nas festinhas de aniversário, sendo chamados de "alemão de merda". Se eu errava o passe no futebol, era "alemão de merda". Se tirava nota baixa na escola, "era alemão de merda". Se não dividia o picolé no recreio da escola, era"alemão de merda". Isso quando alguém não cantava: "alemão batata, come queijo com barata, no fundo da lata".
Nunca, ninguém em tempo algum levantou uma única voz para nos defender dessas ofensas que passaram a ser corriqueiras em nosso dia a dia. Nem o promotor da cidade.

E quando se levantava os assuntos nazismo e Hitler então...
Éramos os culpados por tudo que o louco insano fez na Alemanha. Se ele era nazista, parecia óbvio que nós também deveríamos ser, afinal o nosso rótulo era o cabelo branco e os olhos azuis. Só faltava levar uma tatuagem numerada na testa.
Essa sempre foi a realidade dos branquelas de olhos claros . O Brasil possui pessoas racistas para os dois lados. Mas eu gostaria de saber porque nunca foi levantada essa questão em relação à discriminação que loiros sempre tiveram no Brasil? Seríamos nós tão merda, que nem a atenção das autoridades podemos receber?
Digo para vocês, eu preferia ter sido chamado de macaco quando criança, do que de merda e comedor de baratas. Afinal, merda é o dejeto mais sujo e fedorento que tenho conhecimento. Graças a esse "carinho" que recebi na infância e adolescência, cresci  pensando que eu era menos que nada. Que era um merda da merda.

O tempo passou, estudei, amadureci. E tudo continua igual. Inclusive discriminação homofóbica contra os times gaúchos que jogam em outras regiões do Brasil. TODO MUNDO sabe e vê os gaúchos sendo chamados de "viados" Brasil afora. Inclusive por um ex-presidente da República com prova em vídeo e por humoristas cariocas em seu fraco programa de humor em uma grande rede de tv.
E então, homofóbico também pode?
Até quando gaúchos continuarão a ser ridicularizados sem que ninguém seja punido por claro insulto de discriminação? Dois pesos, duas medidas? Por quê? O que torna o termo "macaco" mais ofensivo que os termos "merda" e "viado"? São tão ofensivos quanto. Estou até hoje esperando essa resposta. O que eu sei é que atos de racismo e homofobia são fatos nojentos para qualquer lodo que for dirigido. Se a Constituição brasileira vale o mesmo para todos, quero punição para todos os tipos de discriminação e injúria e não somente para aquelas escolhidas a dedo.
Cordialmente, Alemão Cidadão"