20 de setembro de 2014

Daniel Matador - Eu te sigo desde pequeno



"Futebol é um aprendizado de longa duração, como violino e piano: as primeiras e melhores lições devem ser aprendidas na infância."
Gabriel Hanot, jogador de futebol, técnico, soldado, piloto, jornalista e criador da Liga dos Campeões da Europa.

Caros

A partir do momento em que uma criança nasce, a primeira e invariável pergunta costuma ser a tradicional “menino ou menina?”. Quando um filho de gaúcho nasce, a segunda pergunta, invariavelmente, sempre é a costumeira “gremista ou colorado?”. Desde roupinhas para crianças até kits infantis são comercializados e presenteados, a fim de influenciar aquela pequena mente na escolha de seu clube do coração. Isso ocorre porque, além da óbvia rivalidade, há também um ponto importante a ser analisado nesta fase da vida. É quando somos crianças que melhor podemos aprender como o futebol deve ser encarado. E é na infância que temos de ensinar as crianças a frequentar o ambiente do futebol da forma correta.

Quando o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo em 1958, na Suécia, o então editor chefe do jornal L’Equipe, da França, fez uma matéria de página inteira alegando que havia surgido o Rei do Futebol, um garoto de 17 anos que chamavam de Pelé. Gabriel Hanot havia visto o antológico gol de Pelé na vitória contra o País de Gales naquela Copa e tinha certeza que aquele seria o maior jogador de todos os tempos. Hanot nasceu em 1889 na cidade de Arras, na França. Jogou em clubes, atuou pela seleção francesa e chegou até a ser técnico dela nos anos 40. Combateu como soldado e piloto de caças na 1º Guerra Mundial e, ao término do conflito, retornou à França. Porém, não pôde prosseguir em sua carreira de jogador por conta de um ferimento de guerra.

Decidiu então ingressar no jornalismo, iniciando no jornal Miroir des Sports e depois no L´Equipe, onde foi editor chefe. Foi o criador da famosa Bola de Ouro, premiando o melhor jogador europeu da temporada. E também criou o Campeonato Europeu dos Clubes Campeões, a atual Champions League. Hanot também foi um dos precursores do profissionalismo no futebol, dando grande ênfase às categorias de base e sempre frisando que as crianças deveriam ser treinadas desde cedo no futebol de forma holística, não apenas com fundamentos, mas também com noções de história do esporte e disciplinas complementares, como Matemática e Idiomas. Ele mesmo, além do Francês, era fluente em Inglês e Alemão. Gabriel Hanot morreu em 1968 e segue até hoje como uma lenda do futebol.

Neste domingo o Grêmio joga na Arena, às 18h30min, contra a Chapecoense. Jogo para obrigatoriamente somar três pontos. Felipão havia sinalizado com a possibilidade de Nicolas Careca, atacante da base, ser relacionado. Giuliano está fora e Barcos é dúvida. Mas o interessante neste domingo é justamente uma ação tomada pela direção do clube para esta partida. Crianças entre 3 e 11 anos pagarão apenas R$ 5,00 pelo ingresso em qualquer setor da Arena (com exceção da Arquibancada Norte). Grande oportunidade para levar a gurizada não apenas para assistir o jogo, mas também para ambientar-se e começar a sentir-se parte do Grêmio. São as futuras gerações que continuarão seguindo o tricolor desde pequeno e fazendo deste o maior clube do mundo. Para quem ainda não viu, segue abaixo um vídeo que circulou há alguns meses atrás na internet e demonstra um pouco disso.

Saudações Imortais