5 de outubro de 2014

Jéssica: Mão na bola ou bola na mão? Tu que escolhe juizão!


Assim como todas as outras regras do futebol: É AQUILO QUE O JUIZÃO ESCOLHER! Quase cinquenta mil pessoas assistiram a mais uma algazarra da arbitragem para cima do Grêmio na Arena. Mais um ano que eu vejo um campeonato sendo marcado pela péssima arbitragem brasileira. E ainda tenho que ler que é a melhor do mundo? Que querem parar campeonato porque não aguentam mais as reclamações dos clubes? E o gremista, que não aguenta mais estar nas mãos de tanta incompetência, pode parar o campeonato também?

Estava acontecendo um bom jogo, com muitas chances de gols dos dois times, afinal, São Paulo tem no plantel um verdadeiro timaço. Mas o mal de 80% da arbitragem brasileira é esse: eles precisam ser os protagonistas do jogo. Não pode ser uma jogada do Dudu, não pode ser um lance do Kaká, não. Tem que ser a péssima condução do jogo, a visão grossa ante a expulsão de um jogador que já cometeu seis ou sete faltas na partida. Tem que ser a mão que está longe do corpo e desvia a trajetória da bola por duas vezes na partida - uma delas que seria pênalti. Tem que ser o impedimento mal marcado.
Gente!!! Impedimento marcado de passe do jogador adversário, ou seja, impedimento de recuo! Pode isso, Arnaldo?

Regras do futebol que são completamente subjetivas. Ou seja, se tudo fica a cargo da interpretação do juiz, então, para que elas existem? Podemos assistir dois jogos seguidos desse campeonato e veremos, no mínimo, três lances iguais com interpretações diferentes. Espera aí, como é que vamos assegurar que será feito o justo se não existe um padrão a ser seguido? É um tanto estranho, para não dizer um modo de arbitrar que deixa lacunas para “vistas grossas”. Ou é incompetência? Tanto faz, ambas são uma vergonha!

Árbitros pleiteiam junto à CBF melhorias na remuneração, carga horária, instrução. Perfeito, devem exercer seus direitos. E o torcedor pleiteia o seu de querer um jogo justo, de não ver seu time sempre cair na arapuca da regra que permite inúmeras interpretações diferentes. Curioso, dessa forma, que ela nunca é interpretada favorável ao Grêmio. Embora há quem culpe as falhas na criação pelo resultado do jogo, as deficiências do time jamais justificarão uma péssima arbitragem.

Aliás, tu, Grêmio, há anos és a vítima da injustiça que este ano veio com tudo pra cima de ti. Não adianta, no país da vista grossa, daquele campeonato que não te excluírem, vão te roubar. Tens que persistir, velho Grêmio. É um tempo de inversão de valores, de interpretações equivocadas de regras. É um tempo de vergonhas!

Jéssica Cescon Antunes.