10 de fevereiro de 2015

A gurizada e uns “nego véio”




“Muitos times de futebol jogam no esquema WM, mas os medrosos costumam adotar o WC.”


Carlos Nobre, humorista.

Caros

Nesta quarta-feira, às 19h30min, teremos mais uma rodada do nem tão charmoso Campeonato Gaúcho. E será um jogo que definirá o líder isolado da competição, visto que os dois primeiros colocados irão enfrentar-se na Arena. Grêmio e Brasil de Pelotas chegam nesta quarta rodada com as duas melhores campanhas do certame até então. Não que isto seja um grande indicativo de qualidade, ao menos quando falamos do lado tricolor. Já para o lado xavante, há que fazer-se uma menção honrosa. O time ocupa a liderança da tabela com totais méritos.

O clube pelotense manteve uma base que vem de algum tempo e teve o grande trunfo de seguir durante este período com um técnico que vem apresentando grande qualidade nos últimos anos. Rogério Zimmermann conseguiu a façanha de levar o clube para a terceira divisão do campeonato brasileiro, quase sagrando-se campeão da Série D. Desde o início falei que é o time do interior com maiores chances de surpreender a dupla e vem provando isso.

Do lado do Grêmio temos as já conhecidas alterações que tiveram de acontecer por conta das negociações dos últimos dias e também das suspensões no próprio torneio. Barcos é passado e Marcelo Moreno tende a tomar o mesmo rumo. Ainda assim, Felipão utilizou-o no último treino. Araújo continua indisponível por questões legais e Luan cumpre suspensão automática por conta da expulsão no último jogo. O que não será surpresa é o fato de que a gurizada acabará ganhando chances por conta disso tudo.

Só que, como qualquer um sabe, um time só de guris não tem como sustentar-se. Assim como um time só de veteranos tende a padecer na questão física. A mescla entre a gurizada e os “nego véio” é o que faz um time coeso. E Felipão sempre manjou desse esquema. Apesar de dar chances a Júnior, Lincoln e Everton, mantém no time Rhodolfo, Fellipe Bastos e Douglas. Ao menos é a projeção que se faz para o confronto desta quarta. O tricolor pode entrar na Arena com Marcelo Grohe no gol, com Galhardo e Júnior nas laterais. A dupla de zaga deve ser a mesma do jogo anterior, Rhodolfo e Erazo. No meio, a manter-se o mesmo grupo de 5 visto no jogo anterior, devemos ter Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Lincoln, Douglas e Everton. É possível que Everaldo ganhe mais uma chance para mostrar serviço como centroavante de referência.

Todos vimos que a gurizada do Grêmio tem dado novo fôlego ao time quando entra. Lincoln não aparenta seus parcos 16 anos. Tem pinta de veterano, tal a naturalidade com que joga entre os “adultos”. Júnior já havia feito uma excelente apresentação na Copa São Paulo e repete a performance. Everton entrou muito bem contra o Avenida. Resta vermos se esta junção da gurizada com os “nego véio” dará certo. Independentemente de esquemas, todos querem sempre ver uma boa apresentação do tricolor. Sem acadelamento e partindo pra cima quando possível. Justamente por enfrentar um adversário já calejado, este é um jogo que pode separar os homens dos meninos. Quem puder, faça um esforço e vá à Arena. Há promoção de ingressos e acompanhante de sócio patrimonial paga ridículos 5 REAIS nas cadeiras superiores, cadeiras gramado e inclusive nas cadeiras gold. É jogo para assumir a liderança isolada e a torcida tem que comparecer.

Saudações Imortais