2 de fevereiro de 2015

Mortadela, Barcos, Anderson e Superbowl

Mortadela não é presunto

Todos sabem, menos os inocentes claro, que há uma boa parcela da imprensa esportiva gaúcha que se move por interesses escusos. É tão evidente a má vontade que tem com os assuntos do Grêmio quanto a bondade e benevolência com que tratam das estrepolias dos morangos. E nem estamos falando daqueles bobões engajados quase folclóricos que sabem que não tem nenhuma credibilidade. Estes, aliás, são os menos danosos. Ninguém dá a mínima para o que, o Golpe de Balde por exemplo, diz.
Mas tem os que querem passar por sérios enquanto tomam atitudes absolutamente distintas em relação ao noticiário dos dois maiores clubes do Rio Grande do Sul.
Tem um que, por alguma razão que poucos devem saber, odeia o Felipão até a quinta geração. Pois hoje este sujeito deve ter causado constrangimento nos seus colegas de mesa. Para atacar o Grêmio passou a elogiar fortemente o seu maior desafeto. E elogiava o Felipão por supostamente ter dito que o tricolor só vai estar "no nível dos demais clubes brasileiros daqui há uns 3 anos".
Elogiava Felipão e duvidava do que Bolzan falou. Duvidava de Bolzan mas dava todos os créditos para o Derróteo Pífio que disse que Anderson está voando baixo.
Babava ao dizer que o Grêmio devia 8 meses, "oito meses" repetia o bocó, de direito de imagem para o Barcos.
Foi quando Cacalo recebeu uma ligação do Ico restabelecendo a verdade. O Grêmio está com os salários em dia e não deve mais do que 2 meses de direito de imagem, que por sua vez não representa mais do que 30 % no máximo do salário dos jogadores.
Vocês pensam que adiantou? Foi pior. Muito pior. Passou a duvidar do Bolzan e do Ico. "Não é que eu ache que estejam mentindo. É que devem estar escondendo a verdade". Repetiu pateticamente esta estultice três ou quatro vezes o cretino.
Ficou ainda mais furioso quando um colega de bancada fez rasgados elogios ao Ico, dizendo ser ele muito respeitado e sério.
Onde quer chegar? Não sei, mas este é um que se comer mortadela vai jurar que é presunto.
Importante lembrar que ele e seus pares ignoram olimpicamente a situação falimentar dos mazembados que pararam de pagar os fornecedores, tiveram déficit de 65 milhões em 2014 mesmo adiantando 60 milhões da cota de tv. Isto não tem, no entanto, a mínima importância. Mal está o Imortal.
Por que escrevo esta história? Mais uma vez estou tentando abrir os olhos dos gremistas descendentes de chineses. Não acreditem em nada que não saia da direção ou que não seja confirmado pela direção. Salvariam boa parte do tempo precioso que gastam reclamando de invenções e coisas plantadas. Como a história do Dagoberto, por exemplo.
_____

Barcos



Barcos está indo embora. Errou dois pênaltis decisivos e passou alguns jogos sem marcar gol. Em GRE-nada quase sempre deixava o dele.
Liderança positiva nunca amarrou a cara e nem reclamou das vaias da torcida. Fazia os gols e corria festejar como se fosse o jogador mais amado do Grêmio.
Muito respeitado no vestiário, sofria preconceito de torcedores, ou por ter perdido alguns gols importantes ou por ser considerado marqueteiro.
Cansou de fazer ações comunitárias sem avisar a imprensa para tirar dividendos.
Vai embora porque temos dois centro-avantes caros e não podemos pagar os dois.
Mas vai embora como o maior goleador estrangeiro a vestir a camisa do Grêmio e com uma atuação espetacular no último jogo. Jogo em que, aliás, a maioria tiraria o pé para não perder o negócio.
Não sei vocês, mas eu vou sentir saudades.

_____

Anderson

Anderson surgiu rutilante. Fez o gol dos Aflitos e foi brilhar no Porto de Portugal. Vendido ao Manchester United sofreu com lesões e com um futebol medíocre. Transformado em volante tornou-se um burocrata da bola.
Cria da casa, sua postura e o pouco tempo que ficou não permitiram que se tornasse ídolo dos tricolores.
Gordo e com um fim de carreira precoce, foi recebido como se estivesse no auge que jamais atingiu.
Não vale 200 mil por mês em contrato de um ano. Será o gladiador dos mazembados. Contrato milionário (mais de 35 milhões para 4 anos de vigência).
Não lamento sua vinda para o cocô-irmão. Muito pelo contrário.

_____

Superbowl

Quem viu  espetáculo de ontem da final do NFL e continuar defensor destes campeonatos insossos de pontos corridos merece comer mortadela a vida toda. De preferência, na companhia do mortadela.