24 de fevereiro de 2015

Onde estão os jogadores que precisamos?



O momento atual do futebol do Grêmio é bem ruim, gerando tensão e preocupação entre os torcedores. Muitos já começam a temer pelo ano de 2015 e a fazer terra arrasada.
Eu ainda não cheguei nesse ponto e não acredito em rebaixamento e outras coisas desse gênero. Mas penso que já está na hora de chegarem os reforços prometidos pela direção. Os comentários é de que desembarcarão na Arena de três a quatro reforços para serem titulares. Dois deles devem chegar muito em breve.
Pois então, que seja para já!

Sabemos que a direção gremista estabeleceu metas financeiras e delas não se afastará. No ano passado, o clube tinha uma Copa Libertadores para disputar e isso exigiu investimentos em jogadores com um patamar salarial maior. Neste ano, em função de estar fora da disputa, as receitas geradas serão menores. O clube está se adaptando à nova realidade através de corte de gastos. Segundo o presidente Romildo Bolzan, todas as dívidas de curto prazo foram quitadas neste início de ano. Assim, o clube ganha fôlego para investir no futebol. Seu poder de endividamento cresce. Assim, os reforços virão. Os dirigentes estão sendo bastante cuidadosos  nas escolhas. A procura é minuciosa e feita com lupa. É preciso dar tiros certeiros porque contratar por contratar, não é uma boa política. Devem vir atletas que agreguem qualidade ao grupo que já temos e imagino que não adianta empilhar reforços que nada acrescentarão ao time.

Volto a dizer: a prioridade número UM obrigatóriamente deveria ser um meia de QUALIDADE COMPROVADA. Desde o ano passado bato neste ponto. Há tempos o time se ressente da falta desse jogador. Não será Douglas com seu futebol que irá suprir essa lacuna. O Grêmio precisa de muito mais. O Grêmio precisa de uma referência técnica compatível com a sua grandeza. Precisa de alguém que organize e pense o jogo e que tenha fôlego e inteligência superiores. Na minha concepção, não há como fazer futebol competitivo sem essa peça fundamental dando as cartas no coração da equipe e distribuindo o jogo. De nada adianta um bom ataque se a bola não chega de forma qualificada. E digo mais, para essa posição eu abriria mão do teto salarial. Um bom meia vale o investimento porque ele faz o time jogar. Muitas vezes a entrada de um nome tem o poder de mudar toda a configuração de um time e as peças acabam se encaixando. Já cansamos de ver exemplos assim no mundo do futebol.

Onde estão os jogadores que precisamos?
Hoje no twitter, convidei a torcida a indicar nomes de jogadores que poderiam ser sugeridos à direção. Muitas cabeças juntas pensando, têm mais possibilidades de acerto. Alguns citaram para vestir a camisa do Imortal Tricolor os nomes de Felipe Mattioni, Gigliotti, Correa (ex-San Lorenzo), Hernane Brocador, Borges, Éder Luís, Aloísio (ex-Grêmio), Roger (ex-Ponte), Mauro Boselli (León), Montillo, Dagoberto.
Este blog é acessado por torcedores gremistas no mundo todo. Temos leitores em todos os continentes. Convido a todos os leitores "olheiros" espalhados pelo planeta terra, que citem nomes de jogadores que vocês acham que sejam compatíveis com a realidade do futebol brasileiro e gremista e que tenham categoria suficiente para vestir a camisa de um clube com a grandeza do Grêmio.
Isto feito, procurarei fazer  com que a lista chege à direção. Considero muito importante a participção da torcida. Quem sabe um bom nome esquecido no fundo do baú não seja lembrado por alguém do outro lado do oceano?