22 de março de 2015

Daniel Matador - O peso da camisa 1



"Estou com 72 quilos, sim, e daí? O elefante é gordo, mas quando tem incêndio na floresta, ninguém ganha dele na corrida!"
Romário, sobre críticas ao seu peso em 1998.

Caros

O Grêmio pisa no gramado da Arena neste domingo, às 18h30min, para enfrentar o bom time do Lajeadense. O objetivo do tricolor, obviamente, é a vitória. Não apenas pelos três pontos, mas também para manter a condição de líder isolado do campeonato. E a equipe virá com algumas mudanças em relação à escalação que vinha jogando em outras partidas. Algo natural, visto que cartões, lesões, convocações e afins sempre acabam alterando a fotografia do elenco titular em um momento ou outro.

O esquete gremista deve entrar em campo com Tiago ocupando o lugar de Marcelo Grohe, convocado para a seleção brasileira. Matías Rodríguez e Júnior serão os laterais. Rhodolfo e Erazo formam a dupla de zaga. Marcelo Oliveira, Maicon, Douglas, Luan e Giuliano completam o meio de campo e Braian Rodríguez é o centroavante. Cebolla ainda recupera-se de uma pequena lesão, abrindo espaço para Luan, que ganha mais uma chance de mostrar serviço. Maicon também poderá ser visto novamente após a boa estreia com a camisa tricolor.

Goleiro Tiago terá a honra e a missão de ser o guarda-metas tricolor neste domingo.

Mas é no gol que temos a principal mudança. O jovem Tiago Machowski ocupará o lugar do selecionável Grohe. Tiago é um goleiro com excelente técnica e já passou pela seleção brasileira de base. É um atleta de compleição física robusta, não encaixando-se no estereótipo longilíneo, comum a muitos goleiros. Ao vê-lo, sempre me vem à mente a imagem de um ícone gremista dos anos 90: o goleiro Sílvio, carinhosamente apelidado pelos torcedores de Sílvio Baleia. Ele chegou ao clube por indicação de Felipão em 1995 e logo em sua estreia fez uma apresentação de luxo. Defendeu tudo e mais um pouco. Sílvio entrou em campo algumas vezes pelo Banguzinho e sempre correspondeu bem quando foi chamado. Apesar de sua peculiar forma física, era um goleiro com boa técnica e muito raçudo. Foi um dos nomes da conquista do ruralito de 1995, com grande atuação na final vencida pelo Grêmio por 2 a 1 contra o pessoal da beira da sanga.


Sílvio Baleia fez história no Grêmio.

Sílvio também foi o herói da semifinal da Copa do Brasil de 1997, quando o Grêmio sagrou-se tricampeão. Danrlei estava suspenso por conta de um cartão vermelho tomado nas quartas-de-final contra o Vitória-BA. Murilo voltava de lesão mas iniciou o jogo como titular. Entretanto, acabou sendo expulso no primeiro tempo por um árbitro que sempre frequentou a galeria dos grandes pilantras, o famigerado Márcio Rezende de Freitas. Sentado no banco de reservas, Sílvio já estava com um dedo quebrado (o mínimo da mão esquerda), mas mesmo assim viu-se na obrigação de entrar em campo. O Grêmio vencia por 2 a 0, mesmo estando com um jogador a menos. Marcelinho Carioca estava em uma noite inspirada e marcou um de seus tradicionais gols de falta, batendo da meia-lua. O árbitro salafrário não se conformava com a vitória gremista e marcou um pênalti inexistente para o Corinthians aos 42 minutos do segundo tempo. Rodrigo, o lateral corinthiano que sofreu o pênalti, admitiu depois que havia cavado o lance. Marcelinho cobrou, a bola explodiu na trave e acabou acertando a mão já lesionada de Sílvio, quebrando outro dedo do goleiro. O resto é história e terminou com mais uma taça invicta na galeria do Grêmio.


Sílvio Baleia teve de botar pinos na mão após o heroico jogo contra o Corinthians.

Lógico que Tiago não é Sílvio. Suas histórias são totalmente diferentes e seu estilo de jogo não é o mesmo. Mas é claro que, assim como a torcida adorava o folclórico e competente reserva dos arcos tricolores nos anos 90, também ansiamos para que o jovem Tiago possa imbuir-se do espírito de luta que muitos de seus predecessores tinham. Vários mitos envergaram a camisa 1 tricolor. Que Tiago saiba da responsabilidade que terá neste domingo e o peso que este manto possui. E que possamos garantir mais três pontos e a liderança invicta do campeonato.

Saudações Imortais