13 de abril de 2015

As "novas regras" da FIFA: o quanto novas elas são?


Espertos, pseudo espertos, malandros de porta de igreja, inteligentes de caráter duvidoso, desinteligentes de bom caráter mas incapazes de interpretar o que lêem ou ouvem, elementos que usam a profissão para tirar vantagens espúrias, juízes, torcedores, jornalistas uma infinidade de combinações de todas as características acima opinaram e opinam sobre as regras de jogo da FIFA.
"A FIFA alterou as regras.", dizem eles, para justificar o que querem justificar.
E a cada meio de semana e a cada final de semana interpretam as "novas regras da FIFA" ao sabor de seus interesses ou de seus parcos entendimentos das próprias regras e do que significam.
Cansado deste nhem nhem nhem me deparei com alguns twitters do vice presidente do Grêmio, Dr. Adalberto Preis, sobre o assunto.
E diante do meu pedido, ele gentilmente me mandou os documentos abaixo.
Documentos oficiais da FIFA. Estes documentos tratam das regras e das interpretações que devem ser dadas. E são os documentos vigentes. Prestaram atenção? São os documentos vigentes.
Pois vamos a eles. quem sabe teremos algumas surpresas interessantes?




A página abaixo trata do "tiro livre direto". E diz:
se consederá asimismo un tiro libre directo al equipo adversario si un jugador comete una de las siguientes tres infraciones
  • (...)
  • tocar el balón deliberadamente*com las manos (se exceptúa al guardameta...)
*(o grifo acima é meu)






As páginas abaixo tem a interpretação da própria FIFA sobre as regras que regem a cobrança de faltas.

No ítem "tocar el balón con la mano" explica-se o que segue (na segunda página abaixo):







Então? Onde os dois pênaltis marcados contra o Cruzeiro se encaixam? Onde está a nova regra que os inteligentes e espertos sacam da coldre toda vez que querem justificar um "erro humano" dos juízes gaúchos que favorecem os mazembados domingo sim, quarta sim, domingo sim de novo?

Ah, mas não é bem isto. Eles foram ao Rio ver a palestra do Larrionda. Eles sabem tudo. O Larrionda explicou e blá-blá-blá. Nós, por outro lado, somos amadores. Não somos juízes. Não temos como julgar com propriedade.
Pois achamos a palestra do Larrionda. Olhem especialmente os exemplos dos jogos
 México x Camarões e
Costa do Marfim x Japão.
São as jogadas mais próximas do que ocorreu no jogo da "grande atuação do Diego Real".
 Está neste link aqui

Olhem e tirem suas conclusões.

Ah! Mas persiste a dúvida?
Então leiam o que tem neste outro link aqui.
"Um jogador precisa de sua mão e de seu braço para correr, se equilibrar e saltar. Não se pode jogar sem a mão. O árbitro precisa fazer a leitura correta do lance", ressaltou Busacca, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
"Não se pode dar falta a qualquer toque na mão. Isso é um absurdo. O árbitro deve ver se a mão estava no local de forma natural ou não-natural", completou o ex-árbitro da Uefa, que explicou a regra.
"Tem que ser avaliado se o toque (da mão na bola) foi intencional ou não. Quando um jogador tenta fazer seu corpo maior usando a mão, isso deve ser punido. O juiz não pode só pensar como juiz e aplicar o que está escrito. Precisa se colocar no lugar do jogador para entender o movimento" Massimo Bussaca (Chefe de arbitragem da FIFA)
Pois e agora?


________________

Sobre o Ramiro

Com tristeza e revolta li comentário no post do jogo em que um "torcedor gremista" dizia torcer para que o Ramiro tivesse uma lesão que levasse 6 meses para curar. É Ademir o nome dele.
Deve estar feliz agora.
Como gremista, ser humano e fã do Ramiro eu jamais desejaria isto. Nunca desejei, aliás, para ninguém.
Só o que desejo agora é que Ramiro se recupere e volte sem sequelas e com o mesmo futebol utilíssimo que sempre jogou.
Força aí garoto.