30 de maio de 2015

Daniel Matador - Não é um bicho de 7 cabeças

"Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade."
Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda na época da Alemanha Nazista.

Caros

O tricolor, milagrosamente, jogará em um domingo às 16 horas, o mais tradicional horário para o futebol. Logicamente que não será na Arena, onde haveria a possibilidade de um bom público. A sempre genial CBF imaginou que o jogo no Serra Dourada provavelmente atraia um grande fluxo de torcedores, principalmente considerando a "enorme" torcida do Goiás. Mas o fato é que teremos não apenas o jogo em si, mas também a estreia do técnico Roger na casamata do Grêmio. Roger que tantas vezes já jogou neste mesmo estádio. Um local que é cantado aos quatro ventos como sendo maldito, hostil e onde o time gremista historicamente é derrotado. Uma bravata muito superestimada, como mostraremos neste post.

Roger comandou os treinos nesta semana e estreia longe da torcida.


De 1973 a 2014, considerando-se a unificação das edições do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Goiás enfrentaram-se 44 vezes. O maior vencedor do confronto é o tricolor, com 15 vitórias, ante 12 do Goiás e 17 empates. Se considerarmos apenas os jogos realizados no Serra Dourada, temos aí 20 jogos. O time da casa leva vantagem, o que é algo natural em qualquer situação. Mas ela não é tão gigantesca como muitos são levados a pensar. Dos 20 jogos realizados neste estádio, o Goiás venceu 6, o Grêmio venceu 3 e ocorreram 11 empates. Ou seja, uma diferença de apenas 3 jogos. Se considerarmos, por exemplo, Arena e Olímpico, notamos a diferença do clube grande para o clube médio. São 11 vitórias gremistas, 6 alviverdes e 6 empates. Ou seja, 5 jogos de diferença. Há também a realização de um jogo no estádio Pedro Ludovico pelo Brasileirão de 1973, vencido pelo Grêmio por 2 a zero, acrescentando mais uma vitória no cartel tricolor frente à equipe goiana. Ou seja, menos de 30% dos jogos foram vencidos pelo time esmeraldino em casa, contra quase 50% dos jogos vencidos pelo Grêmio em território gaúcho.

Essa amostragem serve apenas para desmistificar qualquer campanha terrorista que se faça quando o Grêmio vai enfrentar o Goiás em seu território. Via de regra, grande parte da imprensa e até mesmo da torcida sempre costuma proferir a sentença "ah, não, o Grêmio sempre perde no Serra Dourada". Eu já desisti de tentar enfiar o pensamento cartesiano na mente da galera, então nem me estresso mais quando este tipo de bobagem é dita. O torcedor comum, assim como o brasileiro médio, tem grande dificuldade em pensar cartesianamente. E acaba aceitando como verdade uma mentira dita várias vezes, por pura preguiça de pensar. É óbvio que nenhum time costuma apresentar facilidades quando joga em casa. Mas enfrentar o Goiás no Serra Dourada está longe de ser o bicho de sete cabeças que muitos apregoam. Basta olhar o retrospecto.

Esta será a primeira amostragem do novo Grêmio no Campeonato Brasileiro.


Mas o que importa é que teremos a chance de ver o tricolor iniciar uma nova era. O jogo, por incrível que pareça, terá transmissão ao vivo pela TV aberta. Logicamente que os gremistas devem botar o volume no zero e acompanhar a transmissão pela Grêmio Rádio Umbro na frequência 90.3 FM ou pelos aplicativos para Android e iPhone (ou mesmo diretamente pela internet). Por conta de uma tendinite na coxa, Douglas é desfalque e o time que entrará em campo deverá ser formado por Grohe no gol (disputando sua última partida antes da Copa América), com Geromel e Rhodolfo fazendo a dupla de zaga. Galhardo e Marcelo Oliveira ocupam as laterais. No meio, Walace, Maicon, Giuliano e Luan devem servir o ataque formado por Pedro Rocha e Mamute.

Vamos conferir esta primeira amostragem e torcer para que possamos retornar do planalto central com um resultado positivo. E melhorar o retrospecto histórico deste confronto em terras goianas.

Saudações Imortais