13 de julho de 2015

A era da intolerância

Sei. Vivemos dias difíceis no Brasil. Desemprego aumentando, inflação, roubo desenfreado, uma debiloide louca no poder. A vida não está fácil para ninguém.
Sei. Neste cenário uma válvula de escape é fundamental para que a gente não se afogue.
Sei. O futebol sempre foi uma válvula de escape para muitos. Talvez agora seja para quase todos.
Este blog iniciou no longínquo 14 de agosto de 2005, quando o Grêmio estava nas profundezas da série B. Sem time e sem dinheiro. Este ano completamos 10 anos de postagens ininterruptas.
No princípio se chamava Blog do Grêmio e só mudou o nome para Imortal Tricolor depois da batalha dos Aflitos.
Foi criado para ser um canal de discussão dos gremistas. Levou tempo para deslanchar mas aos poucos foi virando referência e ponto de encontro de muitos torcedores do tricolor.
No início éramos eu e o Arigatô. Depois foram entrando a Pitica, o Daniel Matador, a Adri e muitos outros voluntariamente ou compulsoriamente passaram e passam por aqui para dizer o que pensam e sentem.
Foi sempre um blog crítico. Mas nunca um blog de oposição ao Grêmio.
Neste tempo todo, várias correntes políticas governaram e mesmo desgovernaram o clube, mas a torcida pelo time e pelas vitórias nunca foi menor aqui.
Os tempos mudam e hoje se vê muito "torcedor" querendo o quanto pior melhor para que seu grupo assuma o poder.
Os tempos mudam e hoje se vê muita gente fazendo acusação baseada apenas em fatos vazios.
Os tempos mudam e hoje se vê muito torcedor que jurava que seríamos rebaixados 2 meses atrás exigindo o título agora como se isto fosse apenas uma formalidade.
Os tempos mudam e hoje se comenta cinco vitórias seguidas como se fosse o contrário.
Os tempos mudam e hoje se vê um vale tudo nas ditas redes sociais.
Escrever no blog, que era um prazer, está virando uma obrigação sem graça nenhuma.
Deixar de ver atentamente o jogo para ter um post para referência logo ao final deixou de ter sentido.
Mediar comentários virou suplício. Há sujeitos que nunca tem comentário liberado mas insistem em vir aqui liberar todo seu ódio e ignorância.
Tem outros que, não importa o que se responda, voltam à carga como que querendo extrair confissões por tortura psicológica.
Chega a hora em que fica difícil seguir adiante mantendo as coisas como estão.
Não acho que acabar com os comentários seja uma boa, porque afinal tem muita gente boa discutindo com propriedade o time.
Até mesmo as malas como o Wilson, o Ademir e outros são aceitáveis. Eles, embora chatos, querem desesperadamente ajudar. Fazem tudo errado, mas não tem maldade.
Mas tem alguns que fazem muito mal para a saúde, e especialmente para o fígado.
Em nome destes e graças a estes tomei uma decisão. Não mediarei e não lerei mais comentários no blog. Que a Pitica e o Daniel se divirtam. Porque eu estava ficando tão intolerante quanto estes panacas que andam por ai.