10 de outubro de 2015

Daniel Matador - Deu saudade, minha linda, deu saudade...

"Mês passado, minha linda, tu bem sabes
O temporal encheu o passo da cruzada
E o gateado, que não sabe o que é saudade,
Por cismado não cruzou o vau da estrada."


Trecho de "Por um abraço", de Jairo Lambari Fernandes


Caros

O que é pior do que ficar mais de uma semana sem jogo do Grêmio? Ficar mais de uma semana sem jogo do Grêmio e ter que aguentar chuvas torrenciais ininterruptas. E sem nenhum joguinho com os amigos, porque o clima acaba atrapalhando a vida de todos, inclusive encharcando os campos de várzea da região. Pois era isso, mais do que tudo, que afligia o pobre Acácio. Porque, mesmo trabalhando feito um condenado e com mil problemas para resolver, era no futebol que ele dava um jeito de extravasar as agruras da vida. Acácio era centroavante da escola antiga. Para ele, não importava como fazer gol. O importante era marcar.

Quando não conseguia jogar com os amigos, ao menos dava um jeito de passar na Arena para assistir seu Grêmio jogar. E todo o ritual do pré-jogo, nos bares com os amigos, fazia parte desta terapia. Os jogos de várzea e o "Dia de Grêmio" faziam com que Acácio não precisasse de psicólogo para enfrentar os percalços que todos têm. Mas aí, meio que de repente, os pulhas da CBF resolveram convocar Luan e Grohe para as seleções, paralisando o Brasileirão. E São Pedro botou a pá de cal quando inventou de despejar toda a chuva do ano durante este período. Os campos ficaram imprestáveis para a prática do futebolzinho amador.

Como a desgraça nunca é pouca e vem sempre acompanhada, na semana ainda teve um dia em que caiu granizo e o telhado da casa de Acácio ficou mais furado que a defesa do colorado em Gre-nal. E o pneu do carro furou quando ele voltava da ferragem, onde tinha ido comprar os itens para o conserto. Tudo aquilo só podia ser alguma praga. Sem Grêmio, sem Arena, sem futebol. E, pra arrematar, acontece toda essa engronha quando se aproximava o feriadão do Dia das Crianças, quando ele finalmente teria um raro dia de descanso.

Para a coisa ficar ainda pior, uma mensagem chegou via Whatsapp. Um dos amigos do futebol tinha indicado o nome dele para ajudar em uma ação no Dia das Crianças em parceria com uma entidade beneficente. Acácio até já tinha esquecido disso e estava com a cabeça cheia de coisas, mas promessa é dívida e ele nunca faltaria com sua palavra. Seu amigo falou que a pessoa responsável entraria em contato com ele para combinar os detalhes. E chegava agora a mensagem da uma tal de Carina, perguntando se ele estaria disponível para auxiliar com os pequenos no feriado do Dia das Crianças. "Lá se vai o meu feriadinho...", pensou o centroavante que rompia defesas e raramente saía de campo sem marcar o seu. Desta vez, ao invés do futebol, ele provavelmente ajudaria a servir refri para a festa da gurizada. Era bom também, ele sempre gostou de ajudar. Nem que fosse preparando os cachorros-quentes.

Carina então falou que fariam um evento diferente. Como a Arena do Grêmio estava com uma promoção para o Tour no Dia das Crianças, levariam algumas delas para conhecer o estádio. E aí o coração de Acácio bombou! E a saudade de rever a Arena, mesmo que não fosse em dia de jogo do Grêmio, falou mais alto que qualquer coisa. Prontamente colocou-se à disposição de Carina. Até que algo que ainda não havia reparado, por conta de estar com a cabeça em outro lugar, ocorreu. Ele deu um zoom na foto do perfil da moça e só então notou que ela era simplesmente linda! Uma loira de olhos verdes e que ainda trabalhava ajudando crianças. "O que eu estou pensando? Não tem possibilidade de uma deusa dessas me dar chance."

Mas aí ele lembrou que era centroavante. Centroavante que não tem confiança não faz gol. E então arriscou um chute para tentar abrir o placar, digitando freneticamente no teclado do smartphone: "Por um acaso tu vais fazer algo depois do tour na Arena com a gurizadinha?" Após alguns segundos de espera, Carina começou a digitar. E parecia que estava digitando uma carta, tão longos foram os segundos que se passaram. "Eu iria perguntar o mesmo para ti. Sabes se está passando algum filme bom no cinema?" Gol do Grêmio!!!

Acácio saiu para o pátio, onde continuava chovendo, e berrou bem alto, batendo no peito, como quando marcava seus gols na várzea. "Ah, São Pedro!!! Não adiantou mandar chuva pra destruir meu telhado e alagar as ruas! Vou voltar pra matar a saudade da Arena. Não importa que não tenha jogo do Grêmio. Dessa vez, quem vai marcar gol lá serei eu!"


Saudações Imortais

P. S.: nesta segunda-feira, Dia das Crianças, a Arena do Grêmio realmente estará com promoção. Crianças com até 12 anos, acompanhadas por adultos, não pagam. Aproveitem e, com chuva ou sem, matem a saudade.
Para saber mais, clique aqui: https://www.arenapoa.com.br/noticias/arena-do-gremio-realizara-tour-especial-no-dia-das-criancas