15 de janeiro de 2016

Antônio Dutra Jr. - Um exemplo dos resultados do SAP

Seguidamente aparecem perguntas no blog sobre se o Grêmio já está usando o SAP e quais os resultados que obtém com ele.
Pois já começou a usá-lo e os resultados que podem gerar são surpreendentes.
Outro dia eu estava falando com um VP e ele disse que a busca de um jogador é baseada no SAP e no retorno que este jogador pode dar. E deu como exemplo: de acordo com o SAP, se Fernando Fernandes, que o tricolor tentou, estivesse no Grêmio o ano passado, em teoria, teríamos feito pelo menos 9 pontos a mais.
Agora me deparo com este excelente texto do Antonio Dutra Jr., o grande Mosqueteiro, vice presidente do Imortal e um grande especialista em informática. Ele é o responsável pela implantação do SAP. E escreveu o texto reproduzido abaixo para a ZH.

________________

Antônio Dutra Jr: ranking mostra que 2015 foi de Grohe

Após mais de um ano de desenvolvimento, implantação e testes, o Grêmio já faz uso intensivo de tecnologia de ponta para monitorar a performance de seus atletas e adversários. O clube é pioneiro na América Latina e um dos poucos no mundo a dispor de conjunto de ferramentas e análises estatísticas, baseadas na plataforma Sap Hana, uma filosofia de indicadores de desempenho ao alcance da comissão técnica e dos gestores do futebol.

No momento em que o Tricolor anuncia a renovação de Marcelo Grohe até 2020, é importante observarmos em números o talento e aporte oferecidos a uma equipe por um jogador que está num nível de excelência, quando em comparação com outros jogadores de sua mesma posição no Brasil.
Uma análise estatística detalhada sobre a Expectativa de Gols (ExpGS) revela a quantidade de gols que deveriam ser marcados por um time de acordo com as finalizações de jogo. Dessa forma, adotamos uma abordagem que acentua a eficiência do atleta ou de uma determinada formação de ataque ou defesa.São diversos parâmetros considerados para o cálculo do modelo, que pode alcançar complexidade considerável, levando-se em conta a distância e o tipo da finalização, local do jogo, dentre outros.
No caso do goleiro, temos a mesma lógica. O ExpGS representa a quantidade esperada de gols sofridos considerando a qualidade e quantidade de finalizações ao longo do campeonato. ExpGS nos permite avaliar a eficiência dos goleiros, num modelo que leva em conta a qualidade do seu time.
O desempenho de Grohe o coloca em um patamar superior aos demais goleiros do Brasileirão 2015. Para cada gol que um goleiro médio sofreu, ele levou apenas 0,52, ou seja, quase duas vezes melhor que um médio. Quando consideramos as finalizações que ele recebeu, um atleta médio do campeonato teria sofrido 23,11 gols, enquanto o nosso goleiro teve apenas 12. A presença de Grohe no Brasileirão-2015 representou pelo menos nove pontos na classificação geral.
Tal desempenho nos induz a uma pergunta: foi apenas um ano atípico ou se trata de um desempenho sustentável?
Grohe também foi o melhor goleiro do Brasileirão 2014, com 0,65 gol sofrido de um goleiro médio na competição, resultado do talento do atleta, da comissão técnica e do preparador de goleiros, o pofessor Rogéio Godoy. Grohe está em patamar superior aos demais goleiros que atuam no Brasil na atualidade.