5 de janeiro de 2016

Daniel Matador - Preparem seus espíritos; o ano gremista vai começar!


"- Que lugar é esse?
- A vida após a morte, amigo. Ou pelo menos o lado de fora dos portões enferrujados. Você agora é um hóspede honrado de Batiatus. Dono da grande Ludus de Cápua.
- Ludus?
- Uma escola de treinamento, onde homens são transformados em deuses. Sangue é o néctar deles. E a arena é o topo."

Diálogo inicial entre o então aspirante a gladiador Spartacus e o campeão Crixus, na grandiosa série "Spartacus - Sangue e Areia".




Caros

Na Roma antiga, e em suas cidades satélites, a prática dos sangrentos jogos de arena era comum. Os gladiadores eram "atletas" treinados para competir durante grandes torneios, eventos menores ou até mesmo lutas isoladas. Os espetáculos eram encenados nas gigantescas arenas, como o conhecido Coliseu. Mas também havia outras arenas imponentes, como Cápua, El Djem, Arles, Nimes, Verona e Pozzuoli. Só que as arenas serviam apenas para as lutas. Os treinamentos não eram realizados nelas, e sim nas chamadas ludus, as escolas de gladiadores. Estima-se que havia cerca de 100 ludus na época do Império Romano. Desde aquela época já se sabia que a arena era o local para o evento principal, e não para o treino. A mais conhecida ludus da Roma antiga era a Ludus Magnus, a qual inclusive era ligada ao Coliseu por meio de uma passagem subterrânea. Um aspirante a gladiador tinha de passar por um rigoroso treinamento. Somente os mais capazes tornavam-se gladiadores e eram habilitados a lutar na arena. Era nas ludus que desconhecidos maltrapilhos chegavam e corriam o risco de tornarem-se lendas.

O ano tricolor finalmente vai começar! Nesta quarta-feira teremos o início da pré-temporada no CT Luiz Carvalho, próximo à Arena do Grêmio. O técnico Roger vai iniciar os treinamentos com praticamente o mesmo grupo que encerrou o ano passado. As renovações de Grohe, Geromel e do capitão Maicon foram cruciais para manter a espinha dorsal do time. Erazo deixou o clube, porém Kadu foi contratado para suprir a posição na zaga. Galhardo retornou ao Santos, porém Wallace desembarcou nesta terça-feira em Porto Alegre para assumir a lateral-direita. Se tiver um desempenho próximo ao que teve em sua época de Fluminense, é um acréscimo gigante ao elenco. Novos nomes podem desembarcar em breve para reforçar o grupo para a disputa da Libertadores, a principal competição deste primeiro semestre.

Uma notícia espetacular para a torcida vem do marketing. Confirmando novamente seu pioneirismo, a Grêmio TV fará a cobertura e a transmissão da pré-temporada. Uma ação ímpar em todos os canais oficiais de clubes brasileiros no Youtube. O clube investiu em equipamentos e levará ao torcedor entrevistas exclusivas, vídeos especiais e inclusive transmissões ao vivo, direto do CT Luiz Carvalho. E para acompanhar basta acessar youtube.com/gremiotvoficial e inscrever-se gratuitamente (é muito rápido, só é necessária uma conta no Gmail).

Se na Roma antiga desconhecidos chegavam às ludus com o sonho de tornarem-se gladiadores e poderem pisar na arena, tendo seu nome ovacionado pela multidão, hoje a situação não é muito diferente. Os novos contratados juntam-se aos nomes conhecidos e aos atletas da base que porventura venham a somar-se ao elenco para formar uma equipe que possa tornar o Grêmio imbatível em sua Arena. Roger sabe o que é isso. Ele já teve o gosto de erguer taças em um antigo Coliseu tricolor. E agora começa a escrever uma história que pode levar o clube de volta à sua merecida glória. Com a força de seus comandados e o apoio da torcida. Vocês já estão sentindo o frio na barriga? Aquele gostinho de Libertadores?

Que os jogos comecem!

Saudações Imortais