30 de março de 2016

A derrota anunciada


Já escrevi aqui. Altitude realmente influi. E não é só no peso e velocidade da bola, que isto é de menos. Altitude influi no físico do atleta. Tira o ar dos pulmões, aumenta a fadiga, dá dor de cabeça, náusea, vômito, insônia, etc.
Corri 50 metros, se tanto, no terceiro dia e eu, que corro 10 km em uma hora, precisei de 5 minutos para começar a respirar sem parecer que estava no vácuo.
O problema é tão sério que a FIFA tem estudos para proibir a realização de competições em grandes altitudes.
Estudos científicos provam que nas primeiras 6 horas o organismo não nota o efeito da altitude. Depois disto começam os problemas, que pioram a partir do segundo dia de estadia. O terceiro e quarto dias são muito complicados e as coisas só começam efetivamente a melhorar a partir do sétimo dia. A adaptação se completa próximo ao vigésimo primeiro dia.
O melhor então seria ir no dia do jogo? Sim.
Mas a Conmebol exige que os times cheguem um dia antes à cidade da partida? Sim, mas muitos times argentinos, uruguaios e outros desobedecem esta exigência e chegam 3 ou 4 horas antes.
Mas há risco de atraso ou cancelamento dos vôos? Sim, embora remoto.
Vale a pena arriscar? Sim e não. Sim se é para chegar poucos dias antes. Não, se puder ir com pelo menos 10 dias de antecedência.
O Grêmio pode? Não e sim. Não porque terá jogo do torneio do Novelhaco. Sim, porque se tiver um pouco de coragem encara o ruralito com um time misto.
Como assim? Minha proposta: manda um grupo na frente para Quito e leva os outros jogadores ou logo após o jogo de quarta ou no dia do jogo.
Qual o time misto? Depende de avaliações que a direção já tem sobre a reação de cada jogador na altitude. Mas imaginemos que todos reajam igualmente.
Embarquem para Quito Grohe, Ramiro, Geromel, FredMarcelo Hermes, Walace, Luan, GiulianoLincoln, Henrique Almeida. Teremos uma base adaptada.
Joguem o ruralito com Grassi, Wallace Oliveira, Bressan, Thiery, Marcelo Oliveira, Kaio (Edinho), Maicon, Douglas, Tontini, Pedro Rocha e Bobô.
Este time é suficiente para ganhar na Arena do oitavo colocado na fase classificatória.
Ou alguém tem dúvida?
Depois não vai adiantar chorar. Uma derrota em Quito e dependeremos de resultados paralelos no último jogo. E se houve erro no jogo contra o Toluca quando se chegou muito em cima do jogo, o erro agora é só um pouco, um pouquinho menor, chegando 6 dias antes.
Mas eu sou apenas torcedor. Vou torcer para estar errado.
_____

Romildo na ESPN

Ontem à noite, enquanto muitos de vocês se torturavam com aquela coisa que é chamada de seleção brasileira eu assisti a magnífica entrevista do Presidente Romildo no ESPN. Recomendo e muito.
O link  para alguns trechos da entrevista está aqui.
_____

Adendo da Pitica 

Lista das percentagens dos direitos econômicos dos jogadores do Grêmio apresentada ontem na reunião do Conselho Deliberativo.
Divulgada pelo jornalista Daniel Oliveira no seu twitter (@real_daniel).