15 de março de 2016

Daniel Matador - Bota na conta do Papa

"- Fazer o que com o verme aqui, Capitão?
- Bota na conta do Papa."
Capitão Nascimento e uma de suas míticas frases em "Tropa de Elite".

Luan segue à frente do time no jogo desta noite na Argentina.


Caros

Já teve derrota, empate e vitória. Teve até goleada na Arena. Mas o jogo hoje é outro. E não dá pra perder para o time do Papa na Argentina. O San Lorenzo de Almagro, apesar de seu título recente na Libertadores, é atualmente o lanterna de um dos mais fortes grupos da competição. A surpresa com o futebol e principalmente os resultados apresentados pelo mexicano Toluca fez com que a classificação daquele que muitos denominaram desde o início como sendo o Grupo da Morte desta Libertadores se tornasse uma incógnita. Uma derrota ameaça diretamente a classificação tricolor. Não a inviabiliza, como muitos imaginam, mas a tornaria muito difícil. Um empate praticamente acabaria com as esperanças do time argentino, fazendo com que ele jogasse a vida contra Toluca e LDU. E uma vitória gremista simplesmente faria com que a Arena fosse pequena para o jogo da última fase.

Roger deve mandar a campo um time com leves alterações em relação ao que empatou com este mesmo San Lorenzo na semana passada. Grohe segue no gol, com Geromel e Fred na zaga. Na lateral direita, há a chance de Ramiro ocupar o posto, visto que Wallace Oliveira segue no DM e muitos consideram que o garoto Wesley sentiu a pressão na partida anterior. Marcelo Oliveira se mantém na lateral esquerda. Edinho e o capitão Maicon repetem a dupla de volantes. Giuliano, Douglas, Everton e Luan completam o time do meio para a frente. Uma novidade na delegação é o garoto Lincoln, de destacada atuação na vitória do último sábado frente ao Cruzeiro, pelo ruralito.

O zagueiro Fred foi o autor do gol gremista no último jogo contra o San Lorenzo.


Quem é macaco velho em Libertadores e manja da matemática sacana que rege este torneio sabe que a vitória do Toluca no último confronto com a LDU favoreceu o Grêmio. Um empate também teria sido bem vindo. O único resultado ruim teria sido uma vitória do time equatoriano, o que não ocorreu. Por incrível que pareça, se o Toluca ganhar todos os seus jogos restantes, bastam dois empates para que o tricolor se classifique, tão maluca é a gama de possibilidades desta competição. Logicamente que não dá para contar apenas com o fator sorte. Sem futebol, a matemática vai sempre jogar contra. E é possível vencer o San Lorenzo na Argentina. Basta que o futebol que este mesmo grupo já mostrou apareça. E principalmente a atitude do time seja a de buscar a vitória.

O objetivo de vida do Grêmio sempre é a Libertadores. Sempre foi. Está em seu DNA. Nossa história assim atesta. E buscar o tricampeonato foi uma meta traçada no início deste ano. Esta noite outra batalha pela libertação da América será travada. Se o time argentino resolver ficar no caminho, ele vai ter que pagar a conta. Ou então, a conta vai para o Papa.

Saudações Imortais