3 de abril de 2016

Daniel Matador - O líder só cumpriu tabela

Grêmio 2 x 2 Juventude

Luan mostrou novamente que não é apenas mais um rostinho bonito no futebol.

Caros

O líder Grêmio entrou em campo contra o Juventude apenas para cumprir tabela na última fase do ruralito. O maravilhoso software gerador de partidas da gloriosa FGF programou apenas UMA partida relativamente longe da Grande Porto Alegre para o arqui-rival em TODA a fase classificatória do campeonato. Imaginando, logicamente, que os reds já estariam classificados na ponta e poderiam mandar um grupo de reservas para não cansar seus titulares. Mas o tricolor fez com que o tiro saísse pela culatra e quem entrou com time misto foi o dono da Arena e líder absoluto do campeonato. O objetivo principal era dar ritmo para alguns titulares que não jogavam há um tempo e também para testar alguns reservas. O ano é longo e um grupo preparado é necessário.
 

1º Tempo: Grêmio 1 x 1 Juventude

O time de Roger está acostumando-se a fazer gol sem dar tempo para o adversário respirar. Aos 3 minutos, após grande jogada de Wallace Oliveira, este cruzou para Bobô que finalizou, porém o goleiro defendeu parcialmente. Só que Douglas não perdoou, pegou o rebote e abriu o placar. O time gremista dominava as ações durante o primeiro terço da etapa inicial. Aos 14, Bruno Grassi fazia sua primeira intervenção no jogo, sem grandes sustos. Aos 16, Maicon quase ampliou o placar, não fosse o goleiro da Papada salvar o time da Serra.

Aos 22, por incrível que pareça, o Juventude conseguiu empatar, após grande jogada de Hugo (sim, aquele mesmo que já passou pelo Grêmio), em uma das raras chegadas do time verde e branco. Bruno Ribeiro driblou e chutou. A bola ainda desviou em Wallace Oliveira, bateu na trave e entrou. Aos 32, em jogada muito parecida com a do primeiro gol, Bobô cruzou e Giuliano não concluiu corretamente. Aos 36, Bobô perdeu a chance de marcar, pecando pelo preciosismo. Aos 41, Bobô fez o que deveria ter feito no lance anterior e chutou direto. A bola tirou tinta da trave. O time tentou mais algumas chegadas, mas o placar manteve-se empatado com um gol para cada lado neste primeiro tempo.





2º Tempo: Grêmio 1 x 1 Juventude

O segundo tempo começou com Marcelo Oliveira saindo para a entrada de Iago. E, logo aos 5 minutos, Wallace Oliveira colocou o braço na bola, dando ao Juventude um pênalti de forma amadora. Hugo cobrou e marcou, virando o jogo para a Papada. Aos 14, Douglas saiu para a entrada de Lincoln. Aos 16, grande jogada que Luan quase conseguiu transformar em gol. Aos 22, Maicon fez um passe primoroso para Luan, que chutou muito bem. Só que o goleiro Douglas fez um milagre e salvou. Após a cobrança do escanteio, a bola sobrou para Bressan, que acabou chutando para fora.

A partida arrastava-se sem grandes lances, com os jogadores do Juventude jogando-se toda hora no gramado, fazendo uma cera incrível. Aos 30, Edinho saiu para a entrada de Fernandinho. Aos 37, Fernandinho bateu e Bobô mandou para as redes, mas a arbitragem corretamente marcou impedimento. Aos 42, Thyere quase marcou após cobrança de escanteio de Lincoln, com Douglas novamente salvando. Aos 44, o árbitro mosqueou e, ao invés de expulsar Klaus, do Juventude, apenas aplicou um cartão amarelo (que seria, no caso, o segundo). O quarto árbitro percebeu o erro e avisou-o a tempo de corrigir. Aos 48, Giuliano bateu de sem-pulo, mas não conseguiu empatar a partida. Até que, no último lance da partida, aos 49 minutos, Luan mostrou a qualidade dos diferenciados. Bateu uma falta no ângulo e garantiu o empate para o Grêmio. Foi só ele marcar, a bola sair e o jogo acabar.






Como jogaram:

Bruno Grassi: foi seguro na maioria dos lances, apesar de que poderia ter feito algo melhor no início do lance que originou o gol de empate do Juventude. Nota 6
Wallace Oliveira: bom cruzamento para o gol do Grêmio. Rateou no lance do pênalti. Nota 5
Thyere: deu conta do recado,  considerando-se que não jogava há um bom tempo. Nota 5
Bressan: razoável, é um reserva interessante para grupo. Para ser usado apenas em emergências, ressalte-se. Nota 5
Marcelo Oliveira: foi, no máximo, razoável. Nota 4
Edinho: fraco, mal conseguia cumprir as funções básicas de marcação. Nota 4
Maicon: não foi uma de suas melhores partidas com a camisa do Grêmio. Não chegou a comprometer, mas foi bem abaixo do que pode produzir. Nota 5
Giuliano: uma atuação bem apagada de quem sempre espera-se que faça a diferença. Nota 5
Douglas: fez o gol e não conseguiu fazer nada muito além disso. Saiu para a entrada de Lincoln. Nota 6
Luan: apesar de estar voltando agora do DM (estava com caxumba), deixou a desejar. Mas, no último lance do jogo, fez a diferença. Nota 7
Bobô: um dos melhores em campo. Movimentou-se e fez bons passes, mas pecou em algumas finalizações. Nota 7

Iago: entrou e não comprometeu, apesar de também não fazer nada além disso. Nota 5
Lincoln: foi bem mais efetivo do que Douglas vinha sendo. Nota 7
Fernandinho: seguiu sua média, não fazendo nada de muito produtivo. Nota 3

Roger: desta vez, não conseguiu montar um sistema que garantisse uma boa performance, não obstante ter optado por poupar alguns jogadores. Nota 5

Arbitragem: Luis Teixeira Rocha, auxiliado por Max Augusto Guimarães Vioni e Fabrício Lima Baseggio. Sinceramente, não me recordo de outros jogos apitados por este trio. Mas não comprometeram, apenas limitaram-se a apitar o jogo. Como deveria ser sempre. Cometeu apenas uma pataquada, que foi aplicar cartão amarelo para Klaus, que já havia levado amarelo anteriormente e deveria ter sido expulso. Foi salvo pelo quarto árbitro, que avisou-o a tempo de corrigir a rateada.


Foi um jogo para encerrar a melhor campanha entre todas as equipes do campeonato. Mas o time entrou de forma muito displicente. Que seja apenas um percalço e sirva para que não sejam repetidos os erros. O adversário do Grêmio nas quartas-de-final será o Brasil de Pelotas. Um adversário difícil, mas que ao menos não atrapalha tanto o planejamento para a Libertadores da América (o que teria acontecido caso o adversário fosse o Ypiranga de Erechim). Seguiremos em frente.

Saudações Imortais