6 de julho de 2016

Alcindo precisa de ti

Alcindo, crianças, foi o maior centro-avante da história do Imortal. Dizer isto sobre um time que teve André Catimba e Luis Carvalho é ousado. Mas mais do que ousado, é fazer justiça.
Hoje Alcindo está hospitalizado no Hospital São Lucas, da PUC. Vítima de diabetes está precisando de doadores de sangue.
Quem sabe todos aqueles gremistas que podem não fazem um gol e não dão alegria para aquele que nunca cansou de fazer gol pelo Grêmio e muito menos de nos encher de alegria e felicidade?
Bora lá gente.
_____

Enquanto isto republicamos um post antigo do blog sobre este extraordinário gremista, jogador e ser humano.




25 de abril de 2009


Alcindo, o Bugre Chucro



Ficha

NomeAlcindo Martha de Freitas
Nascimento: 31/03/1945, Sapucaia do Sul (RS)
Período no clube: 1964 a 1971 e 1977 e 1978
Posição: Centroavante (com "C" maiúsculo, marcou 264 gols vestindo a tricolor)
Data da Homenagem: 21/09/1996
_____

Lev Yashin, o lendário e quase imbatível goleiro russo, conhecido como Aranha Negra pela altura e tamanho de seus braços, levantou-se atordoado e sacudiu a poeira. Que diabos estava acontecendo? A seleção da União Soviética, que naquele tempo juntava todos os países comunistas da Cortina de Ferro, vinha de várias e consistentes vitórias. Ele estava invicto há muitos jogos. Naquele dia era a segunda vez que buscava a bola nos fundos da rede, mandada que fora para lá, sem perdão, sem pena, sem a menor benevolência por Alcindo. Alcindo Martha de Freitas, o Bugre Chucro! Ele sabia que, assim como era lendário, estava diante de outra lenda.
___

Carlos Gainete jamais chegou perto de ser uma lenda. Sofreu o Gainete. GRE-nal após GRE-nal trocava cusparadas e tabefes longe do juiz e das tvs, que naquela época bisbilhotavam muito menos que hoje com Alcindo. Alcindo Martha de Freitas, o Bugre Chucro! E, invariavelmente, tinha que limpar a poeira e buscar a bola no fundo das redes, mandada que era para lá, sem perdão, sem pena, sem o menor sinal de remorso, por Alcindo.
___

Multicampeão pelo Grêmio, segundo maior goleador gremista na história dosGRE-nais (12 gols) atrás apenas de Luiz Carvalho, é o maior goleador da história do Imortal com 264 gols.
___

Um dia perguntaram para Pelé quem ele queria como companheiro no Santos. E, a pedido do Rei lá se foi Alcindo para fazer sucesso e história no Santos, depois no México. Anos depois, precisando retomar a hegemonia do Gauchão, foi trazido de volta para Porto Alegre. E o Imortal teve ao mesmo tempo Alcindo e André Catimba como centroavantes. Nunca um time teve ao mesmo tempo dois centroavantes desta qualidade. Os dois merecidamente estão na Calçada da Fama.
___

Uma das formações das quais Alcindo participou, o Grêmio de 1968.


___

Para se ter idéia da dimensão do Bugre, é preciso saber que Alcindo foi um dos expoentes daquele que muitos consideram o maior time do Grêmio de todos os tempos: Alberto (Arlindo), Altemir, Airton, Áureo e Ortunho; Cléo e Sérgio Lopes; Babá, Joãozinho, Alcindo e Volmir (Vieira). Um time espetacular que era invariavelmente garfado nas copas do Brasil (principal e único campeonato de expressão nacional da época). Fosse hoje, faria história mundial.
___

Muito obrigado, Alcindo Martha de Freitas