22 de julho de 2016

Bom ou mau negócio?

O debate na imprensa e no seio da torcida gremista desde o amanhecer desta  sexta feira é a venda do jogador Giuliano para o clube Zenit da Rússia.
As opiniões estão divididas. Alguns aplaudem o negócio, outros mostram preocupação por considerar o jogador peça importante no esquema que Roger montou.
De minha parte, sou a favor da venda e digo o motivo.
Não gosto de jogador de criação e ataque agindo como volante colocado em campo mais para defender do que para fazer o que a posição exige. Giuliano ajuda muito na marcação, e como é fisicamente quase impossível fazer bem as funções de combate e ataque, o time perde bastante na hora de atacar porque ele tem feito melhor a função de defender.

O que eu via e não gostava nos jogos do Grêmio, era Giuliano perdendo a bola no confronto direto em 80% das divididas quando estava próximo à área adversária. Era irritante. Quem assiste os jogos comigo sabe que desde sempre reclamo durante as partidas da pouca competência de Giuliano na finalização da jogada. Ele chega tão cansado na frente, que quase sempre perde a bola para a zaga adversária. Não foram poucas as vezes em que ele "matava" a jogada que vinha sendo bem conduzida pelos companheiros.
Para quem gosta de jogador só marcando, Giuliano poderá ser considerado uma perda importante.
A notícia que temos é de que foi o empresário Celso Rigo que teria pago o valor da compra dos direitos do jogador há dois anos. Se foi isso mesmo e o Grêmio ficará com 20% do valor de 7 milhões de euros da transação, está sendo um bom negócio para o clube. Colocou zero reais e receberá  de volta 5 milhões de reais.

O outro motivo de eu ser a favor da venda, é que haverá uma substancial redução na folha de pagamento. Os gastos com Giuliano giram em torno de R$ 600 mil mensais. Essa economia possibilitará ao clube investir em outros nomes para reforçar o time e ainda sobra troco.
E o último e derradeiro motivo, é que acredito que temos bons nomes no elenco para que Roger use na substituição.
De início cito os três de minha preferência: Jaílson, Pedro Rocha e Henrique Almeida.
Considero esses três muito bons jogadores. Então, não acho que a saída do jogador possa causar abalos . Estamos falando de um jogador médio e não de um fora de série.
Pelo contrário, acho que corremos o risco de ter uma melhora no desempenho.
Desde que Roger não venha com Ramiro e genéricos.