31 de agosto de 2016

O crime do século

Mais certo do que 2 + 2 = 4.
Foi o Grêmio empatar que voltaram fortes as chorumelas, os ais, os uis e o mimimi.
Eu entendo a frustração e, claro, fiquei frustrado no final do jogo. Tão frustrado que cravei no título do post "Agora é Copa do Brasil ou nada".
Mas não posso esquecer de duas coisas:

  1. Eu previ como ótimo 7 pontos nos jogos contra Corínthians, Atlético e Palmeiras. É praticament impossível qualquer time do Brasil fazer os nove pontos nesta sequência de jogos. Não só ainda dá para chegar à meta como, se era para escolher um empate nos três jogos, a maioria escolheria contra o Atlético.
  2. Dois minutos antes do gol de empate no domingo eu tuitei o seguinte:

Diabo ser boca grande. Mas foi um crime. Duas bolas em gol e pá. Mas poderia ter sido pior se o atacante fizesse o da virada 2 minutos depois aproveitando a tonteira da defesa.
Durante o jogo, especialmente no final, eu me distraio escrevendo o post. E por isto só vi o gol do Atlético quando deu replay.
Segunda fui para a esteira e quando liguei a tv estava dando o vt do jogo. Já era 35 minutos do segundo tempo.
Aproveitei para olhar com atenção os minutos finais.
O jogo estava completamente sob controle. O Grêmio, mesmo com as modificações, não estava acadelado. Marcava alto e por pressão, como TODOS querem e cansam de pedir. O Atlético estava morto e entregue.
A jogada do gol iniciou com uma falta no Henrique Almeida, acho que dentro da área (portanto pênalti), e só por isto não marcada e continuou sobrando para o lateral deles. Então o que se viu foi um cruzamento de raro talento. Ele colocou a bola no único ponto em que ninguém conseguiria interceptá-la: bem no meio dos dois zagueiros fora do alcance destes e do Grohe. E para completar, quem estava na bola era o Robinho, que pode ser peladeiro mas é um peladeiro talentoso. Não desperdiça chances como aquela nunca. Dei nota 4 para o Grohe. Fui injusto. Ele nada podia fazer.
Resumindo: o empate foi mais do que tudo, resultado de um lance de azar. Sim, alguém dirá que a sorte ajuda aos bons. Concordo. O lateral do Atlético e Robinho são muito bons. E contaram com a sorte.
Todo o resto é frustração e, portanto motivo para choro e ranger de dentes.
O que faltou para ganhar? Um pouco mais de eficiência na última bola. E enfrentar um time pior. Embora dominado, o Atlético nunca deu mole na defesa. Por conta disto não dá para contabilizar gols  feitos perdidos como ocorreu no jogo contra os petralhas no meio da semana.
Enfim, um resultado normal, que decepcionou mais pela forma que ocorreu: o time jogando muito melhor e levando o empate no finzinho.
Não tem sido fácil a vida de gremista. Quando parece que o time vai deslanchar empaca.
Mas também jogar a toalha é para os fracos.
Talvez alguns preferissem estar do outro lado. Aquele:
Fiquem à vontade.
_____

Em tempo: voltou a bobagem de todo ano, "Se não ganhar o campeonato não quero vaga para a Libertadores".
É ridículo repetir mas talvez seja necessário: um time só tem chance de ganhar um campeonato se participar.