4 de agosto de 2016

Será hoje?

Será hoje o dia?
Os resultados de ontem foram feitos sob encomenda. Corinthians perdeu. Santos e Flamengo ficaram no empate. Um empate pelo menos, muito provável, do Palmeiras em Chapecó combinado com uma vitória na Arena e a liderança isolada será do tricolor.
Aí é que mora o perigo. Este time sempre afrouxou e decepcionou na hora de mostrar maturidade e imposição.
O adversário é fraco e vem caindo pelas tabelas. O que, eu penso, aumenta a apreensão.
Jogo jogado para o Grêmio é sempre um parto que tem de ser feito a fórceps. A boa notícia é que, em casa, ao contrário dos anos anteriores a vitória tem acontecido. Nos acréscimos, com gol de chiripa, quase no desespero. Mas tem sido obtida.
Nem ouso pedir que seja mais tranquila hoje. Que seja nos acréscimos, mas que venha.
Porque se o contrário acontecer...
Não! Vamos virar a boca para lá.
_____

O time está quase completo tirando os guris que estão mofando na reserva de mais uma seleção brasileira. Seleção, aliás, que todo gremista tem o dever se secar para contar com Luan e Walace mais cedo.
Já é histórica e certa a convocação de jogadores do Grêmio para nunca entrar em jogos da seleção. Começou com o famigerado Zagalo tirando o Paulo Nunes de uma semi-final da Libertadores para não jogar um mísero minuto. E continua agora.
Mas dentro dos que estão em Porto Alegre, Edílson é a única baixa. Entra Wallace Oliveira. Embora este jogador ainda não tenha justificado a contratação, não estou entre os que consideram suas atuações como desastrosas. A expectativa era muito maior, mas ele sempre teve atuações razoáveis. Teve problemas de lesão e ficou fora do time um tempo enquanto se preparava melhor e ganhava confiança. Veremos o resultado hoje.
Afora isto, é um dia ideal para Miller desencantar e mandar aquelas bolas que chuta raspando a trave raspando a trave de novo, mas pelo lado de dentro. E para Pedro Rocha entender que a titularidade está bem perto se ele sair da zona de conforto.
O time se ressente também da saída de Giuliano, mas penso que tem gente dentro do grupo que pode supri-la.
_____

Enquanto isto, o cocô-irmão continua sua saga de desespero rumo às profundezas do rodapé da tabela.
Mesmo contando com a ajuda de seus fiéis escudeiros na imprensa. Gente que é paga para noticiar não tem pejo nenhum em esconder fatos tenebrosos que acontecem no aterro "para não prejudicar o clube".
Esqueça entrevista com pai, mãe, irmão, empresário de jogador do lado de lá.
Como diria o Padre Quevedo: "isto non egziste".
Esta semana mesmo, naquele programa de rádio que se tornou uma dose diária de droga de terceira categoria um dos participantes falou que o cocô-irmão tinha errado ao não vender Anderson para a China quando teve chance.
Aí, Briguinha, aquele misto de comentarista, turfista e torcedor que muito gremista otário adora declarou: "a história não é esta, mas não posso falar aqui".
Viram que singelo? Quando é que não podem falar dos podres do Grêmio? Quando é que eles não divulgam notícias ruins "em respeito à direção do Grêmio"?
Agora, para quem não é tem twitter eu repasso uma informação interessante. Que não será encontrada nos noticiários e sites esportivos nem usando o grande Google. Um cara se animou a dá-la. Penso que talvez ele corra um grande risco de perder o emprego. Mas deu.
E eu compartilho. Que tal?