23 de setembro de 2016

O ano está aberto

Renato chegou levando susto. Mas mostrando que tem estrela. Quando parecia que os nervos estavam jogando tudo a perder, Guilherme, um menino, fez o gol enquanto o atleticano veterano e líder do Bom Senso F.C. resolveu testar o travessão.
Foi uma das decisões de pênaltis mais sofridas que o Grêmio já me proporcionou. Parecia que não queriam abraçar a chance que estavam tendo. Com exceção do Marcelo Grohe, claro, que de vilão no jogo passou a ser herói. A defesa do pênalti cobrado pelo goleiro atleticano foi espetacular.
Certo que o ano acabaria ali se houvesse a derrota. Mas não acabou. Longe disto. E ao contrário, o ano abriu-se novamente.
Sim, arigó, foi uma má partida durante os 90 minutos e, também, durante a cobrança dos pênaltis. Mas não esperava nada diferente. O time vinha despedaçado.
Agora se sabe que as divergências internas, somadas a uma, digamos, autossuficiência exagerada do Roger levaram ao lugar que se chegou. E não seria a simples mudança de chefia que mudaria as coisas radicalmente de uma hora para a outra.
E foi o que se viu em campo. Os caras correndo e nervosos. Nervosos e correndo. Não faltou vontade. Faltou futebol e calma. As poucas chances foram desperdiçadas bisonhamente.
Mas passamos. E passando, como escrevi acima, o ano reabriu. Renato vai ter um pouco, não muito mais, tempo para trabalhar e tem o respaldo forte da diretoria. Adalberto Preis, me parece, preenche uma lacuna importante. Fazia falta uma personalidade forte e com capacidade de valorização do grupo e de cobrança ao mesmo tempo. Está sendo ajudado pelo Arigatô. Perfil mais discreto, de poucas palavras mas também capaz de diagnosticar corretamente os problemas.
Tudo certo? Até diria que sim não fosse a pedreira que a má sorte nos sorteios, mais uma vez nos brindou. Coube pegar o Palmeiras nas quartas de final.
Mas sabem o que? Pode-se fazer deste limão uma limonada.
Será muito importante uma vitória domingo sobre a Chapecoense para restabelecer a tranquilidade e um pouco da confiança. Esta vitória pode lotar a Arena na quarta-feira. E se o Palmeiras é o melhor time do campeonato, os dois confrontos com eles foram muito equilibrados, sendo que o último aconteceu quando o tricolor já estava na descendente. E empatamos tendo as melhores chances de ganhar. Faz duas semanas, lembram?
O que impede que no embalo da torcida façamos uma vitória? Eu não duvido.
Mas se o sorteio nos reservou a maior pedra para escalar, não diria que ele foi de todo mau.
Explico: é muito provável que passem o Atlético MG, o Santos, o Corínthians e (tanto faz se Grêmio ou Palmeiras). Se der na semifinal estes quatro times, haverá uma consequência imediata: O G4 quase com 100 % de probabilidade vira G5. E, sendo assim, ou o tricolor será campeão da Copa do Brasil ou terá grande chance de chegar no G5.
Então, nada de desespero e bola para a frente.
Ah, sim. Se o Grêmio passar o Palmeiras, o que é muito difícil, embala e será favorito ao título. É o que eu penso.
_____

Eleição para o CD

O blog, como perceberam, passou ao largo das eleições para o CD. Eu sei em quem vou votar. Mas não perguntei para os outros blogueiros sobre os votos. Há gente boa em todas as chapas, com certeza. Assim como há outras não tão boas assim.
Aparentemente teremos um crescimento do Grêmio do Prata, que sempre foi risco percentual nas outras eleições. E teremos uma redução do MGI. Tem a chapa que conta com uma colorada na nominata e tem a Juntos Somos Grêmio, que reúne 7 movimentos ligados à situação. Eu votarei nesta.
E você? Vá votar, independente da chapa. Muitos votos mostrarão que o clube está vivo e com saúde.