30 de setembro de 2016

Renato, jogo e Roger

No vídeo do jogo, que pode ser visto no post da Talita logo abaixo, pode-se observar várias coisas.
A primeira é que houve economia nas cenas que mostram o momento pré-jogo. Outros vídeos escancaravam algumas coisas que poderia ficar para dentro.
A segunda é a fala final de Renato falando.

- Não deem mole. Não deem mole. Jogar prá fazer e não vamos tomar. 

E o mais importante para mim:

- Fiquem ligados. Não me deem as costas para a bola, independente de onde estiver a bola. Anda de costas olhando sempre para a bola.

Ou seja: ele pediu, e conseguiu, atenção total para o jogo. Houve um único descuido e tomamos o gol. No resto do tempo foi atenção e entrega total.
Sim, é impossível um time, que é composto por pessoas, manter o nível de concentração muito alto o tempo todo. Mas ganha aquele que consegue mantê-lo o maior tempo possível.
Isto é que diferencia um top 10 de um 50 no ranking dos esportes individuais. Muito mais que a técnica.
O Grêmio tem no máximo 17 jogos até o final do ano. Se mantiver esta pegada em 80 % deles, certamente estaremos na Libertadores de 2017. Seja ganhando a Copa do Brasil, seja entrando pelo G5 ou G6.
_____

Haverá dificuldades maiores amanhã. As defecções fazem com que mais um jovem, Kaio, seja lançado. Na frente poderá haver a volta de Everton, o que acrescenta muito.
O Grêmio não ganha há 18 anos. Isto é bom. Tabus existem para serem quebrados.
Não estou entre os que querem a derrota amanhã.
Primeiro porque mesmo perdendo amanhã o Cruzeiro não cairá.
Segundo porque estes pontos nos recolocam na briga até pelo G4.
E terceiro porque nossos queridos rivais estão num atoleiro de onde não sairão.
_____

Eu respeito todo o jogador e profissional que está ou que passou pelo tricolor. Não importa se é craque ou só esforçado. Se está lá, merece respeito.
Roger deu meio certo no tricolor. Não ganhou títulos, mas por outro lado mostrou que é estudioso e que tem um futuro imenso como técnico.
Faltou um pouco mais de experiência que, por sua vez, foi a responsável por uma certa vaidade demonstrada quando abundaram os elogios pelo seu trabalho.
E Roger é gremista. E trabalhou no Grêmio. E foi campeão da América e do Brasil pelo Imortal.
E, certamente um dia voltará e será campeão também como técnico.
Por todas estas eu não posso concordar e nem entender torcedores atacando a pessoa e o profissional que nos deu tanto como jogador. E que fez tudo o que pode para tentar um título agora.
Pensem nisto enquanto se preparam para o jogo de amanhã.