19 de setembro de 2016

"Vou cobrar", diz Renato


Assim como vocês, também não estou sabendo diagnosticar com clareza a (s) causa (s) da rápida e inesperada queda do Grêmio na tabela do Campeonato Brasileiro. Já passei por todas as fases. Da irritação ao desânimo.  Fico me perguntando: como pode o rendimento de quem teve um muito bom aproveitamento no Primeiro Turno despencar de forma tão estrondosa? Percebe-se a torcida meio atordoada com as más e inexplicáveis atuações dos últimos jogos. Soa estranho, uma vez que ninguém desaprende de uma hora para outra.

Depois de muito pensar, comecei a enumerar mentalmente as possíveis ou prováveis causas que contribuíram para o declínio técnico da equipe. Não sei se passa por elas o mau momento vivido, mas são fatos que devem ter algum peso nessa crise técnica, já que a mesma começou após eles acontecerem.

Pela ordem:

1)     Venda de Giuliano;

2)     Convocação de Luan e Walace para as Olimpíadas (decaíram tecnicamente após a volta);

3)     Lesão de Éverton, uma das peças mais importantes do ataque;

4)     Convocação de Geromel e Grohe para a Seleção (decaíram após o retorno);

5)     Briga de egos de dirigentes no comando do vestiário;

6)     Teimosia do treinador em manter Marcelo de Oliveira e Ramiro na escalação, apesar do clamor da torcida que detecta falta de qualidade para fazerem parte da equipe titular.

 Esses são os fatos visíveis que aconteceram nos últimos dois meses.  Pensar que possam ter interferido de maneira direta no vestiário são apenas especulações. Somente quem vive o dia a dia do clube tem mais elementos para conseguir diagnosticar com maior precisão essa falta de aplicação, ânimo e qualidade que faltou à equipe nas últimas jornadas. O time “descarrilhou”, “saiu do rumo”, se “esfumaçou”.
Ao torcedor que está fora do ambiente, resta especular e ficar conjecturando sobre as verdadeiras causas que desestruturaram todo o bom trabalho que foi feito no Primeiro Turno.

 Renato


Vou falar a verdade para vocês: eu não queria ter Renato de volta ao comando técnico do Grêmio. Torci o nariz quando soube que estava sendo especulado. Não achei que seria a pessoa certa para tentar recuperar a campanha em declínio. Sou meio cética quanto à tática do “vâmo, que vâmo”, do pensamento mágico, da mobilização a pau e corda... Enfim, acredito em estudo, estudo, estudo, trabalho, dedicação, inteligência, estratégia e feeling.  
Postei-me em frente ao computador na hora da entrevista pela TV Grêmio para ver o que teríamos para o momento. Bastaram menos de cinco minutos para que eu mudasse completamente de idéia. No momento em que o presidente Romildo Bolzan declarou que o Renato Portaluppi foi o técnico que teve melhor retrospecto treinando o Grêmio nos últimos anos, não precisei ouvir mais nada. Ele foi melhor que os cascudos incensados Felipão e Vanderlei Luxemburgo, tidos e havidos como os maiores empilhadores de títulos no futebol Brasileiro. 
"Faltam menos de três meses para acabar o ano. Mas não é porque o campeonato está chegando ao fim que o jogador não precisa mais correr. Eles são pagos para trabalhar, e é isso que vou cobrar”, falou Renato na largada.
Então, nada mais tenho a declarar. A partir de agora, Renato é o cara. Desejo a ele um bom trabalho e que use bastante a sua inteligência e perspicácia à serviço do Imortal Tricolor. Já provou que pode ser mais competente que os melhores.

 Espinosa


Eu sempre imaginei o Valdir Espinosa com um cargo como o que terá agora à frente da Comissão Técnica. Estranhamente, ele nunca conseguiu alçar maiores vôos após ser campeão Mundial pelo Grêmio. Mas ele é um dos responsáveis pelo maior título já alcançado pelos gremistas. Ninguém chega nessa altura sem ter merecimento e competência. A sorte tem o hábito de sorrir para os merecedores.
Sabemos que Espinosa é um estudioso do futebol. Ele costuma detalhar suas idéias através de seu canal no You Tube ( https://www.youtube.com/user/valdirespinosa/videos). Vejo como muito positiva essa parceria entre ele e o novo técnico. Tem todos os ingredientes para funcionar. Se conhecem de longa data. Um é estudioso e centrado. O outro sanguíneo e motivador.
Valdir Espinosa já declarou que esse foi o convite pelo qual esperou a vida toda após a taça no Japão. Acredito que empregará toda sua motivação e conhecimento nessa nova atividade.
Que assim seja....

Preis


Fiquei entusiasmada que o vice-presidente do Conselho de Administração, Adalberto Preis, aceitou ser o novo vice de Futebol. É um homem muito sério, disciplinador  e competente. Também um vencedor na história do Grêmio. Penso que estamos em muito boas mãos.
Agora é a hora de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Fazer o que for  melhor para o Grêmio.
Não acredito em milagres.