6 de outubro de 2016

Avalanche Tricolor: nem tão heróico nem tão histórico, mas vencemos!

 Por Milton Jung


Vitória 0x1 Grêmio
Brasileiro - Arena Fonte Nova


0_21233697_l
Jailson e Walace comemoram o gol em foro do Grêmio.Net

Foi heróico, quase histórico!
Ok, sem exagero. Estou apenas excitado pela tensão do jogo.
Não foi exatamente, heróico. Foi sofrido.
E sofremos porque tivemos de suportar a pressão de um time disposto a ficar longe da Segunda Divisão - alguns de vocês aí no Rio Grande do Sul sabem bem o que isso significa.
E sofremos porque a bola que chegava na nossa área era despachada aos chutões para frente. Às vezes para o lado, outras pra trás. E até de rosca, se preciso fosse. Ou se errássemos o taco, como erramos.
E sofremos porque nas muitas chances criadas para abrir o placar, desde os primeiros minutos de jogo, novamente fomos assombrados pelo Monstro do Desperdício (vide a Avalanche anterior). Incrível, como perdemos gols. Sinal que criamos, diria o otimista. É verdade. Mas precisa perder tantos?
Não foi exatamente histórico. Foi raro apenas.
E a raridade está no fato de vencermos fora de casa. Apenas a terceira vez que conquistamos este feito em toda a competição. A última, lembrou o locutor da TV, foi contra o mesmo técnico de hoje, que, na época, comandava você-sabe-quem.
E a raridade também se fez presente no gol marcado. Uma bola alçada para área, a espera que alguns dos nossos a empurrasse para dentro. Nesta temporada toda aproveitamos pouco as cobranças de falta ou de escanteio - lances de bola parada, como costumam definir os comentaristas de futebol. Hoje não apenas deu certo, como havia quatro chegando na linha de frente.
O jogo, que nem foi tão heróico nem tão histórico assim, deixou-me excitado de verdade pela disposição mostrada pela equipe. Tinha um pouco de ansiedade em cada chute torto, passe errado ou bico pra longe, mas, também, tinha um desejo de conquistar a vitória e sustentá-la a qualquer custo, o que sempre me anima.
Além disso, o jogo de hoje, nem tão heróico nem tão histórico assim, também serviu para mostrar que não desistimos do Campeonato Brasileiro. E a Libertadores pode estar mais próxima do que imaginávamos.