8 de outubro de 2016

O cocô-irmão e o rebaixamento

Torcida do Grêmio está dividida. Muitos querem que o time se classifique para a Libertadores da América. Outros, a minoria pelo que vejo, preferem que entregue os jogos para rebaixar o cocô-irmão.
Pois eu acho que este é um falso dilema. Duvido que algum torcedor gremista não tenha gostado da vitória contra o Vitória.
O Imortal é muito grande para se preocupar com picuinhas.

- Ah, mas eles ficam dizendo que nunca foram rebaixados.

Este é o argumento. 

- E daí?

Esta é a resposta correta. E única.

Todo mundo sabe porque nunca foram rebaixados no campo. Sim, no campo, porque por calote já foram duas vezes.
Afora aquele ano em que apagaram a luz no final para esfriar o Palmeiras e garantir a permanência, tem o episódio eterno e indesmentível do jogo contra o Paissandu em 2002. Diretores e torcedores do time paraense afirmam que o jogo foi comprado. E nunca foram rebatidos ou mesmo processados pela afirmação.
Se vivêssemos em um país sério este clubeco teria sido rebaixado para a série D pelo noticiado suborno. Mas no Brasil nem inquérito foi aberto, porque nem disfarçar é necessário.
Eu prefiro sim ter sido rebaixado duas vezes e voltado jogando futebol. Só time grande faz isto. Times pequenos, sem alma e sem ética agarram-se a tudo, até à falcatrua porque sabe que caindo terão imensas dificuldades para voltar.
O espetáculo com que nos estão brindando é patético.
Começou com a chegada da auto-proclamada "swat". Coincidentemente (?) os mesmos que estavam no clube no ano do episódio Paissandu. Continuou com a afirmação do mega-investidor torcedor dizendo que "não posso dizer o que faremos mas ajudaremos o Inter a não cair". E depois foi a sucessão de juízes desconhecidos nas partidas ("mudamos o sorteio por sugestão do Internacional" disse o diretor de arbitragem da CBF), que aliás, foi demitido logo depois. E, claro, apareceram decisões duvidosas invariavelmente à favor de vocês sabem quem.

Acabou? Nada!
Olhem os jornais de 2004, ano em que o Grêmio foi rebaixado. O time e o clube foi trucidado pela imprensa gaúcha e teve o rebaixamento decretado (e mesmo estimulado eu afirmo) muito antes do epílogo. Ouçam e leiam agora o que está acontecendo. Não há uma crítica mais contundente. Não há uma análise isenta. Todos abraçaram o time e o clube, irmanados na luta heroica pelo não rebaixamento. Como se fosse este o papel de um jornalista no exercício da profissão. Lembram a frase famosa de famoso político: "Às favas o escrúpulo".

Quinta-feira foi marcado mais um pênalti ridículo para eles no final do jogo. O que disse o jogador que "sofreu" o pênalti em raro instante de honestidade? "Eu se joguei" (sic). O que disse a imprensa na hora e continua dizendo? "Pênalti claro."
Eles vão cair? Pois penso que mesmo com toda a ajuda dentro e fora de campo eles vão cair. Ganharam duas partidas imerecidamente e sem jogar nada. Agora só tem pedreira pela frente, com exceção do Santa Cruz. Vai ser muito difícil chegarem aos 45 pontos.
Mas, se mais uma vez não caírem, não conseguirão se livrar das dúvidas que ficarão para trás: os caras da swat, a frase do mega-investidor, os sorteios de arbitragem e os erros invariavelmente à favor. 
E claro, independente do desfecho, ficará ainda mais forte o desprezo e o nojo que a torcida gremista sente pela grande maioria dos profissionais (dá para falar assim?) que trabalham na imprensa esportiva gaúcha.
Enquanto isto que o clube e o time não abdiquem da nossa grandeza. Continuem lutando em campo contra quem quer que esteja do outro lado para garantir a vaga na Libertadores da América de 2017. Porque só se disputando campeonatos se tem chance de ganhá-los.

_____

Para quem tem tempo e curiosidade vai um aviso.
Hoje as 15 horas a Gremio tv passará o jogo do time de transição do tricolor contra o Grêmio Bagé.
O link segue abaixo. Uma boa pedida para um sábado à tarde sem futebol.

https://www.youtube.com/user/GREMIOTVERADIO