4 de outubro de 2016

O Grêmio, o G6 e o co-irmão

A Conmebol anunciou ontem mudanças na Copa Libertadores da América, incluindo o número de times brasileiros que participarão a partir de 2017.
Antes com 5 vagas, o Brasil passou a ter 7, aumentando duas vagas no Campeonato Brasileiro. Assim, ao invés de G4 teremos um G6.

O Grêmio hoje ocupa a 9ª colocação com 40 pontos. Em 6º lugar, na última vaga da Libertadores, está o Atlético-PR com 42 pontos (apenas 2 a mais que o Grêmio).

Até o final do campeonato enfrentaremos os seguintes adversários:
Vitória (F)
Atlético-PR (C)
Santos (F)
Internacional (C)
Figueirense (F)
Sport (C)
São Paulo (F)
América (C)
Santa Cruz (F)
Botafogo (C)

Em vermelho as equipes adversárias do Internacional na fuga do rebaixamento. Não coloquei América e Santa Cruz pois já estão praticamente rebaixados.

Temos visto um debate imenso sobre o Grêmio entregar ou não os jogos contra os adversários direto do Inter. Acontece que agora, com essa mudança de 6 vagas para a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro as coisas mudaram um pouco. Antes tínhamos uma chance muito remota, e agora temos uma chance real de conseguirmos a vaga.
De todos os times que iremos enfrentar, vejo como POSSÍVEL vencermos do Vitória, Atlético-PR, Inter, Figueirense, Sport, América, Santa Cruz e Botafogo. Apesar de eu ter deixado o POSSÍVEL em caixa alta, ainda irei ressaltar que acho POSSÍVEL, mas não quer dizer que acredite em todas essas vitórias.
Esse grupo atual do Grêmio não tem chances de ganhar uma Libertadores, mas é bem verdade que disputar essa competição nos dá dinheiro e maior poder de barganha nas contratações (ou seja, contratações melhores), até para termos chances reais de ganhar Copa do Brasil e/ou Brasileiro ano que vem.

Sendo assim, chegamos em um momento onde o grupo de jogadores terá que escolher: vaga na Libertadores ou possível queda do Inter? Pensar no seu (no bicho que deve ter sido acordado lá no início do ano + a disputa de um torneio internacional) ou agradar uma boa parte da torcida?

Vejam bem: quando digo POSSÍVEL QUEDA DO INTER logo aqui em cima, digo porque entregar todos esses jogos não garante nada. Apenas aumentam as chances (bastante, claro). Depende ainda dos jogos deles e dos adversários diretos deles.
E se o Grêmio entrega, não pegamos vaga e o Inter não cai?
Estamos falando de futebol, onde a lógica nem sempre vence.

Então eu faço duas perguntas aos gremistas leitores do Imortal:
- O que tu QUER que o Grêmio faça?
- O que tu ACHA que vai acontecer?