24 de outubro de 2016

O Gremista Justino

Atualizado em 25/10/2016, às 13h45.

Abaixo, vídeos de um pênalti CLARO sobre Geromel, no Gre-nal 411. Agora, perguntamos aos Justinos: Ouviu ou leu em algum lugar da imprensa isenta alguma referência a este lance? Nada. Nem replay houve. Aprende, Justino.





_____


Vez em quando cientistas anunciam a descoberta de uma nova espécie no mundo. Uma ave, um réptil, um peixe. Eles já estavam aí só faltava serem descobertos.
Pois há alguns anos começou a ser visto, com raridade no início, e agora com abundância, um novo animal sobre a terra, especialmente no Rio Grande do Sul.
Um animal, aparentemente inofensivo, mas que na minha opinião, é muito muito perigoso. Este animal é o Gremista Justino.
Ele está em todos os lugares: nas rádios, no jornais, no twitter, no instagram, no facebook e nos blogs. Mas ele não aparece todas as horas. Não. Geralmente é um animal que fica escondido, só na espreita. Arisco, sabe que se der mole vai ser caçado impiedosamente.
Mas então, de repente, ele aparece. E quando ele aparece? Quando?
Simples e fácil: ele aparece sempre que vê uma chance de, atacando o Grêmio, poder posar de honesto, justo, nobre, altivo, elegante, simpático, querido, bonito, altaneiro e etc.
E para quem ele quer parecer honesto, justo, nobre, altivo, elegante, simpático, querido, bonito, altaneiro e etc?
Fácil também: ele quer parecer honesto para todos aqueles que tentam destruir o Grêmio, seja atacando os jogadores, a comissão técnica, a direção e mesmo a instituição Grêmio.
O juiz marca uma falta equivocada que provoca a perda de um jogo?
- A banca paga e recebe diz o Justino do alto de sua estupidez.
O juiz persegue um jogador do Grêmio?
- Mas só podia, este cara é um marginal. Brada o Justino.
Um jogador do tricolor é agredido e revida?
- Não vi agressão. E mesmo que tivesse havido, este marginal que joga no tricolor deveria ser punido.
Estes exemplos são suficientes para identificarem este animalzinho, aparentemente tão inofensivo.
Mas e por que existe o Gremista Justino? De onde ele surgiu.
Pois eu tenho uma teoria. O ser humano diante de frustrações e problemas procura uma anestesia para atenuar sua dor. Quanto mais fraco é diante das adversidades mais necessita de um remédio, de um consolo, de uma explicação para sua purgação.
A mulher o trai? Ele acaba se convencendo que é para o próprio bem do casamento.
Foi demitido do emprego? Ele tem certeza de que a culpa é dele.
O filho apanha na rua de um cara duas vezes maior? Culpa do filho que não tem ainda a altura do covarde que o agrediu.
O time nunca ganha? Culpa do próprio time sempre. Não importa se houve razões objetivas para a derrota além da incompetência do próprio time.
O ser humano, na sua mediocridade é assim. Quanto mais medíocre e frustrado mais precisa parecer honesto, justo, nobre, altivo, elegante, simpático, querido, bonito, altaneiro e etc.
Então, meus queridos, os erros e problemas do Grêmio que nos levaram a não ganhar grandes títulos a tanto tempo, e eles existiram e ainda existem, e são vários, nos deixaram o pior dos legados: o Gremista Justino. Este animalzinho que, incapaz de conviver com a frustração da falta de títulos, resolve então e finalmente, ajudar todos os adversários e inimigos, que odeiam o Grêmio de morte (e eles são tantos e numerosos) nas campanhas canalhas que empreendem de seus postos tentando destruir o Imortal. Talvez acreditem que é melhor que o tricolor desapareça do que esperar pela redenção que um dia sim virá.
E anotem aí. Eles são tão justinos, mas tão justinos, que o dia em que o Grêmio for campeão eles sairão da toca para lamentar que o time, mesmo jogando mal e não tendo merecido, tenha ganhado o campeonato. Não duvidem que vá dizer que tudo foi culpa do juiz.
_____

Mas, aí vocês perguntam, este é o pior tipo de gremista?
Não, eu respondo. O pior tipo de gremista, o animal mais daninho, o que chega a ser asqueroso é o gremista torcedor de urna. Este está sempre de olho nas eleições e querendo uma vaga, qualquer uma, que lhe dê acesso ao "poder", ou pelo menos ao ingresso grátis e à admiração dos fieis lacaios por "mandarem" no Grêmio. E eles são numerosos. No twitter então são uma praga que não há bloqueio que os elimine. No facebook fazem textões.
E são reconhecidos quando torcem contra o time para conseguir atingir os objetivos sórdidos. Como ratos de esgoto nunca saem à luz do dia. Mas é só o time não ganhar que aparecem em bando.
Duvidam? Dêem uma olhada nos comentários dos dois últimos posts do blog. Procurem no twitter.

____

E para acabar contigo Justino lacaio, a foto definitiva deixada pelo Valdo nos comentários.