2 de novembro de 2016

Daniel Matador - Estamos na final! Eles estão fora!

Grêmio 0 x 0 Cruzeiro

Renato comandou o Grêmio até a final da Copa do Brasil.

Caros

A Arena lotou no Dia de Finados para ver o Grêmio. O time de Renato entrou em campo para fazer valer a vantagem que construiu no primeiro jogo da semifinal dentro do Mineirão. A escalação foi semelhante à que havia começado a partida da semana passada contra os mineiros. Kannemann estava pendurado com um cartão amarelo, correndo o risco de não jogar a primeira partida da final caso levasse outro. Mas esses detalhes pouco importavam para a torcida que foi até o estádio empurrar o clube até sua oitava final de Copa do Brasil.

1º Tempo: Grêmio 0 x 0 Cruzeiro

Os primeiros 10 minutos foram uma correria louca. Tanto Cruzeiro quanto Grêmio estavam pilhadaços! Aos 13 minutos, a primeira chance clara de gol, com Robinho metendo um sapataço de fora da área para grande defesa de Grohe. Aos 16, jogadaça gremista com toques de pé em pé, com Douglas abrindo na esquerda par a Luan, que lançou Marcelo Oliveira por cobertura e este quase marcou. O jogo continuou em altíssima velocidade, com o tricolor dominando as ações, mas sem criar chances cabais de gol. Até que, aos 22 minutos, Ariel Cabral pegou na veia e acertou o travessão!

Aos 27, em uma cobrança na entrada da área, De Arrascaeta levou muito perigo. Nesse momento, a pressão cruzeirense era maior. Aos 35, Douglas lançou Pedro Rocha, que não marcou porque perdeu o domínio. Aos 41, após rebatida da defesa gremista, Douglas fez outro grande lançamento para Pedro Rocha, mas ele novamente não teve vitória pessoal sobre o marcador. O jogo seguiu tenso até o final do primeiro tempo, mas o placar permaneceu fechado, o que favorecia o tricolor.




2º Tempo: Grêmio 0 x 0 Cruzeiro

O segundo tempo voltou com a mesma tensão do primeiro. Aos 6 minutos, Alisson chutou cruzado pela esquerda e Grohe desviou para escanteio. No lance seguinte, contra-ataque fulminante tricolor, com Douglas e Luan, que rolou para Pedro Rocha, que se livrou da marcação e chutou à queima-roupa, com o arqueiro fazendo um milagre! Na cobrança de escanteio de Douglas, a bola desviou no poste, o que salvou o Cruzeiro de não tomar um gol olímpico. Aos 12, Renato atendeu o pedido da torcida ao sacar Pedro Rocha para a entrada de Everton. Aos 16, mais um chutaço de fora da área para grande defesa de Grohe, desta vez desferido por Sobis. Aos 18, após jogadaça de Everto e Luan, a bola sobrou para Ramiro, que mandou um petardo para defesaça de Rafael!

Aos 19, após cruzamento milimétrico de Douglas, Geromel cabeceou certinho e só não marcou porque Rafael, novamente, fez uma grande defesa. Aos 23, pênalti claríssimo sobre Ramiro, que o árbitro preferiu não marcar. Aos 27, Edílson tomou a frente e também sofre carga próximo à risca da área. Novamente o apitador nada marcou. Aos 28, Ramiro saiu para a entrada de Jaílson. Aos 36, Grohe acusou lesão e indicou que estava jogando no sacrifício. Aos 40, chute direto que Grohe defendeu. Aos 44, a Arena veio abaixo com o gol por cobertura de Luan, mas a arbitragem invalidou assinalando impedimento inexistente. Só que mais nada tiraria a passagem tricolor para a final da Copa do Brasil. O placar ficou fechadinho e estamos nas finais!




Como jogaram:

Grohe: fez importantes intervenções e defesas. Nota 8
Edilson: algumas boas chegadas ao ataque, mas alguns sustos na defesa. Nota 6
Geromel: o gigante de sempre. Um monstro. Nota 9
Kannemann: é um cão de guarda. Nada passa por ele impunemente. Nota 9
Marcelo Oliveira: boa performance defensiva no primeiro tempo. Nota 6
Walace: muitos passes comprometedores. Deu uma melhorada no segundo tempo. Nota 6
Maicon: foi muito bem, conseguindo manter a tranquilidade no meio de campo. Nota 7
Ramiro: cumpriu sua função corretamente e inclusive sofreu um pênalti afanado. Nota 8
Douglas: jogou de forma parecida com a partida de ida, mas com menor incidência. No segundo tempo foi gigante e pifou várias vezes. Nota 8
Pedro Rocha: perdeu vários lances de confronto direto, inclusive a melhor chance do jogo. Para um atacante, é pouco. Nota 4
Luan: recuou para auxiliar Douglas no meio de campo, o que fez com que não fosse tão agudo no ataque. Nota 7

Everton: sua entrada incendiou o ataque. A defesa cruzeirense tinha pesadelos quando ele pegava a bola e avançava. Nota 8
Jaílson: entrou no lugar de Ramiro para recompor o meio campo defensivo. Nota 6
Thyere: entrou no final, naquela substituição para ganhar tempo. Sem nota

Renato Portaluppi: armou o time para jogar com o regulamento debaixo do braço. É o cara. O Grêmio só está na final por causa dele. Nota 9

Arbitragem: o trio paulista formado pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto e os auxiliares Tatiane dos Santos Camargo e Danilo Simon Manis apitaram a partida. O árbitro deixou o jogo correr, o que contribuiu para a alta velocidade dos lances. Se perdeu no segundo tempo, quando começou a inverter faltas e não marcou um pênalti clamoroso sobre Ramiro. Errou ao invalidar gol legal de Luan. Péssimos.

Era o jogo para levar o time, depois de muitos anos, a uma final de campeonato de grande porte. E o time conseguiu! Já o pessoal da beira do lago fez fiasco e caiu fora. Nosso adversário será outro mineiro. A Arena será pequena. O Grêmio está de volta!

Saudações Imortais