18 de janeiro de 2017

O império da corneta

O Grêmio ganhou com muito louvor e mais ainda futebol a Copa do Brasil. Tornou-se o Rei de Copas!
Ufa!
Saíram das costas 15 anos sem título. De brinde ainda encontrou o antigo rival caindo para o abismo da B e com 7 anos sem título.
Glória a Deus nas alturas! Clamaram os sensatos. Teremos alguns meses de refresco, certamente pensaram os dirigentes.
Ledo que não é Ivo engano.
O refresco não durou nem até o primeiro amistoso do ano. Não durou nem o tempo das férias regulamentares, para ser mais exato.
Foi iniciar a especulação sobre as contratações que a trégua acabou.
Não teve um único, unzinho dos jogadores ventilados pela imprensa ou admitido como possível pela direção que não tenha sofrido ataque, alguns até selvagens.
Não joga nada!
Pereba!
Mi-mi-mi!
Mas só isto? Que nada meu! A torcida tricolor é sui-generis. Ele ataca a contratação e também a não contratação.
Só a torcida? Não amigo. A torcida e parte da imprensa. Aquela conhecida como i$enta ou IVI. Aliás, vamos repetir: IVI foi um termo criado pelo Corneta do RW. Muitos destes "professionais" aliás, usam isto para desrecalcar ou para ter seus 15 minutos de fama. Mas este é outro assunto. O tema aqui é o torcedor do Grêmio, que acaba de ganhar um título vendo o time jogar muita bola. Que deveria estar feliz e ciente de que a simples manutenção do time do ano passado é um grande passo para outras conquistas. Mas torcedor que, ao contrário, não quer saber de nada. Quer é fazer onda, jogar o clube no mesmo buraco do co-irmão, pelo jeito.
Grêmio trouxe Kayke. Pau na direção. Kayke resolveu pedir mais e o clube mandou ele pastar. Pau na direção.
Grêmio trouxe Gabriel Fernandez. Pau na direção. Grêmio não assinou com Gabriel Fernandez porque detectou uma lesão séria. Pau na direção.
Grêmio tem interesse no Angelo Rodriguez. Pau na direção. Grêmio desiste de Angelo Rodriguez. Pau na direção.
Grêmio anuncia interesse no Beto da Silva. Pau na direção.
Noticiam provável contratação de Jael. Pau na direção? Muito mais. Comoção nas redes sociais.
Não há nada que possa satisfazer estes queridinhos.
"Deviam dar chance para os guris da base". Este é o mantra usado para justificar a insanidade. Será?
Vocês lembram o que faziam com o Lucas Coelho a cada vez que ele se preparava para entrar em campo?
Vocês lembram o que diziam do Pedro Rocha? Do Éverton? Vocês precisam ser rememorados do que falam do Batista?
O tricolor está até hoje pagando o preço do contrato com a ISL. Faz pouco tempo que decidiu acertar as contas para tornar-se um clube viável. Mesmo assim, fruto de trabalho consciente conseguiu montar um belo time com o aproveitamento de meninos da base e com contratações de jogadores desconhecidos.
Ou algum de vocês conhecia o Geromel? Ou aplaudiu a vinda do Kannemann, do Edilson e do Marcelo Oliveira? Todos festejaram o Maicon. É mesmo?
Mas não adianta. Boa parte da torcida não aprende. Prefere ir atrás de um monte de recalcados ou analistas medíocres que vomitam asneira na esgotosfera.
Certo que se viesse o Messi ou o Cristiano Ronaldo e mesmo assim teria abobado torcendo o nariz.
Assim como é certo que estes mesmos abobados vibraram muito com a Copa do Brasil ganha pelos execrados perebas que "não deveriam nem fardar". Esta outra frasezinha ridícula mas mesmo assim repetida à exaustão.
O que eu acho do Jael? Não acho nada. Sei que tem média de gols igual ao Pratto e deve custar 8 ou 10 vezes menos. Sei que tem o perfil diferente de todos os nossos outros atacantes. Sei que é um trombador que não deixa de ter habilidade. Sei que pode ser muito útil para entrar em jogos encardidos. Como foi o Zé Afonso, se esqueceram da final de 1996. E sei que não justifica a histeria e a ira de muitos que foi anunciada a sua possível contratação. Mas esperar que estes corneteiros aprendam alguma coisa eu não espero mais. Afinal...