20 de abril de 2017

Daniel Matador - Mistão garante a liderança no Paraguai

Guarani 1 x 1 Grêmio

Pedro Rocha fez o gol tricolor no Paraguai (foto: Lucas Uebel)

Caros

Renato começou provocando ataques cardíacos na torcida logo que a escalação foi divulgada. Até entende-se a preservação de alguns titulares por conta da maratona de jogos. Mas botar uma equipe totalmente descaracterizada no Defensores del Chaco foi uma temeridade. O tricolor entrou com Grohe no gol; Thyere e Bressan na zaga; Edilson e Cortez nas laterais; Michel, Jaílson e Arthur formaram um pretenso trio de volantes (não obstante este último ter atuado como meia na base), com Lincoln responsável pela armação e a dupla Fernandinho e Barrios tentando algo no ataque. Uma escalação, no mínimo, temerária.

1º tempo: Guarani 0 x 0 Grêmio

Eram menos de 2 minutos quando ele, Bressan, deu uma rateada e a bola sobrou para o Guarani fazer a primeira conclusão. Para fora, felizmente. Dois minutos depois, aparando escanteio de cabeça, Barrios quase abriu o placar. O arqueiro salvou. Um minuto depois, Fernandinho chutou, a bola bateu na mão do jogador do Guarani (pênalti claro não marcado) e a bola sobrou para o mesmo Barrios, que ficou cara a cara, chutou e o goleiro salvou. Aos 17, Fernandinho fez fila pelo lado direito, driblou dois e chutou, mas o goleiro defendeu.

Aos 26, Grohe salvou parcialmente e Cortez mandou para a lateral. Aos 30, outra salvada de Grohe, desta vez em um chutaço de longe que ia no angulo. Aos 36, grande susto: gol do Guarani, corretamente anulado. Aos 39, grande jogada de Cortez pela esquerda, que cruzou e Barrios aparou, porém pra fora. Ainda houve um bom cruzamento da direita que passou por Barrios e Lincoln chutou, porém a bola bateu na rede pelo lado de fora. Por incrível que pareça, o banguzinho armado para este jogo foi bem na primeira etapa, apesar dos gols perdidos.



2º tempo: Guarani 1 x 1 Grêmio

As equipes voltaram inalteradas para a segunda etapa. Surpreendentemente, o time voltou bem e manteve a boa movimentação. Aos 7 minutos, Michel deu um carrinho e levou amarelo. Aos 16, fez falta sem bola, levou o segundo e foi expulso. Aos 23, Pedro Rocha entrou no lugar de Lincoln. Aos 24, Edilson cruzou para Barrios, que cabeceou para fora. Aos 26, o castigo: Lopez, que havia entrado há pouco, aparou cruzamento do lado esquerdo e marcou de cabeça.

Aos 29, Barrios saiu para a entrada de Everton. Até que, aos 35, Arthur fez jogadaça pela direita e lançou Pedro Rocha, que aparou cruzado e empatou o jogo! Aos 37, Kaio entrou no lugar de Fernandinho. Aos 39, Pedro Rocha dominou, livrou-se do zagueiro e chutou, mas a bola explodiu na trave!




Como jogaram:
Grohe: fez boas defesas e não teve culpa no gol. Nota 7
Edilson: desta vez, não conseguiu fazer as costumeiras triangulações, pois sua parceria para isso era Fernandinho, e não Léo Moura. Com certa responsabilidade na jogada que originou o gol do Guarani. Nota 4
Thyere: se desdobrou em vários para tentar dar conta da zaga. Uma coisa é fazer parceria com Geromel ou Kannemann, outra é fazer dupla com Bressan. Nota 6
Bressan: novamente foi insuficiente. Tentou marcar Lopez no lance do gol, mas não conseguiu. Nota 3
Cortez: provavelmente sua melhor partida com a camisa do Grêmio até agora. Não que isso signifique algo. Nota 5
Michel: foi regular no primeiro tempo. No segundo, levou dois cartões e foi expulso. Nota 3
Jaílson: ainda carece de mais cancha. Nota 4
Arthur: jogador de futuro, um dos melhores em campo. Foi dele a jogada que originou o gol de empate. Nota 8
Lincoln: fez boa jornada, mas deu uma decaída no segundo tempo. Nota 6
Fernandinho: se balaqueasse menos e jogasse mais, seria muito produtivo. Nota 5
Barrios: estava em noite de Pedro Rocha, tal a quantidade de gols perdidos. Nota 4

Pedro Rocha: desta vez, fez o que se espera de um atacante. Empatou o jogo e quase marcou outro gol. Nota 8
Everton: entrou no final. Sem nota.
Kaio: entrou no final. Sem nota.

Renato Portaluppi: se vencesse, seria genial. Se perdesse, seria execrado. Ao fim e ao cabo, acabou se salvando. O time acabou mantendo o estilo de jogo e, dadas a situação, jogou bem. Mas sua decisão será julgada no jogo do ruralito, no próximo final de semana. Nota 6

Arbitragem: Wilmar Roldán foi o apitador, auxiliado por Alexander Guzman e Cristian de la Cruz, todos da Colômbia. Não anotou pênalti claro no primeiro tempo, mas também não chegou a comprometer em excesso.

No frigir dos ovos, mesmo com toda a maçaroca que foi a escalação, o resultado não foi dos piores. O tricolor ainda é o líder do grupo e encara este mesmo adversário na próxima semana, desta vez na Arena, podendo isolar-se na liderança. Antes disso, há o jogo decisivo contra o Nóia pelo ruralito.

Saudações Imortais