11 de abril de 2017

Daniel Matador - Não se rateia em Libertadores

Grêmio 3 X 2 Iquique

Luan jogou muito na primeira etapa e fez dois gols  (foto: Lucas Uebel)

Caros

A noite desta terça foi perfeita. Céu estrelado, lua brilhante e jogo do Grêmio pela Libertadores. Renato tinha dúvidas sobre o aproveitamento do capitão Maicon, mas acabou botando ele para jogar. Por outro lado, Geromel foi preservado por conta de dores musculares e Thyere saiu jogando. O time entrou no gramado para fazer a estreia em casa na Libertadores com Grohe no gol; Thyere e Kannemann na zaga; Edilson e Marcelo Oliveira nas laterais; Maicon e Ramiro fazendo a dupla de volantes; Léo Moura, Miller, Pedro Rocha e Luan completaram a equipe. Antes do jogo, foi inaugurado um espaço na Arena em homenagem a Mário Sérgio, campeão do mundo pelo tricolor.

Placa instalada no espaço em homenagem a Mário Sérgio (foto: Antonio Dutra Jr.)


1º tempo: Grêmio 3 X 0 Iquique

O Iquique trouxe só um jogo de fardamento todo preto, o que obrigou o tricolor a jogar com camisa e calções celestes. Aos 6 minutos, baita trama entre Ramiro e Léo Moura, com a bola sobrando para Pedro Rocha, que deu um BAGO que o goleiro defendeu para escanteio. O jogo seguida muito parelho, até que Miller largou uma bola para Luan, que meteu um BALAÇO de fora da área para abrir o placar!

E ele estava endiabrado hoje. Aos 23, Maicon recuperou a bola e passou para Léo Moura. O veterano lançou Luan, que partiu para cima do goleiro e tocou cruzado, de cavadinha, anotando o segundo gol.

Aos 26, Pedro Rocha recebeu uma bola nas mesmas condições, mas o goleiro defendeu. No minuto seguinte, o mesmo Pedro Rocha invadiu a área e sofreu penalidade máxima. Killer cobrou e converteu, amassando o Iquique na Arena!

Aos 35, outra invasão da área chilena pela esquerda por Luan, que tentou encobrir o goleiro, sem sucesso. Aos 42, outro gol perdido por Pedro Rocha, frente a frente com o goleiro. E o primeiro tempo acabou com um massacre tricolor sobre o atual líder invicto do Campeonato Chileno.





2º tempo: Grêmio 0 X 2 Iquique

O tricolor voltou para o segundo tempo sem alterações. O Iquique fez duas trocas e ensaiou uma pressão. Aos 10, Pedro Rocha teve boa chanche, mas o arqueiro defendeu. No minuto seguinte, Ramiro soltou um SAPATAÇO de fora da área, com perigo. Aos 11, Léo Moura saiu ovacionado para a entrada de Michel. Aos 16 minutos, o Iquique cobrou escanteio e descontou de cabeça. Aos 18, após grande jogada de Pedro Rocha, Killer quase marcou de cabeça.

Aos 23, em rateada coletiva da defesa, o Iquique descontou novamente. Aos 24, Fernandinho entrou no lugar de Maicon. O adversário não era nada desprezível e ameaçava bastante. Aos 34, Killer saiu para a entrada de Barrios. E, em seu primeiro lance, quase marcou ao aparar cruzamento na área. A bola roçou na rede pelo lado de fora e a torcida chegou a soltar o grito de gol. Aos 39, Luan quase marcou ao chutar da entrada da área, mas o goleiro defendeu para escanteio. A essa altura, a vitória por apenas um gol de diferença já era um grande negócio. E foi o que deu pra conseguir, principalmente depois que, aos 50, Pedro Rocha perdeu mais um gol.




Como jogaram:
Grohe: não teve grandes trabalhos no primeiro tempo. No segundo, acabou levando gol. Nota 6
Edilson: é o dono da lateral direita. Tem feito grande parceria com Léo Moura. Nota 7
Thyere: tem conseguido cumprir bem a missão de substituir o gigante Geromel. Nota 7
Kannemann: um cão de caça da zaga. Um jogador como esses, na Libertadores, é ouro. Nota 8
Marcelo Oliveira: cumpriu seu papel na lateral esquerda sem comprometer. Nota 5
Ramiro: sua escalação entre os titulares é por seus méritos. E comprova isso a cada partida. Nota 7
Maicon: sua volta deu um toque de qualidade ao time. Saiu porque cansou. Nota 7
Léo Moura: a cada jogo confirma que é a melhor contratação desta temporada. Foi preservado e muito aplaudido pela torcida quando saiu para a entrada de Michel. Nota 8
Miller: sua fase é excepcional. Corre por todo o campo, arma e faz gols. Cansou no segundo  tempo. Nota 8
Pedro Rocha: fez boa partida sob o prisma coletivo, mas seu talento para perder gols parece algo fora do normal. Nota 5
Luan: simplesmente ESMERILHOU no primeiro tempo. Fez dois golaços. Nota 9

Michel: entrou no lugar de Léo Moura. Falhou na marcação do gol do Iquique e não se achou em campo. Nota 4
Fernandinho: entrou no lugar de Maicon, mas não contribuiu. Nota
Barrios: entrou no lugar de Miller, mas o jogo já estava na finaleira. Sem nota

Renato Portaluppi: assim como havia ocorrido no jogo do final de semana contra o Veranópolis, o time apresentou trocas constantes de posição entre o meio e o ataque, desconcentrando a defesa adversária. Edilson e Léo Moura parece que jogam juntos há anos. Isso é mérito do treinador. E Renato é muito treinador. Apesar de que as trocas que fez no segundo tempo não fizeram efeito. Além do que, ele tem de puxar as orelhas do time quando a vantagem for grande. Nota 7

Arbitragem: o trio era uruguaio, formado pelo apitador Esteban Ostojich e pelos bandeirinhas Mauricio Espinosa e Miguel A. Nievas.

O Iquique enfrentava pela primeira vez um time brasileiro na Libertadores. E teve o azar de topar logo com o Grêmio. O primeiro tempo foi uma saranda. O time jogou inspirado pela lua de abril. Só que no segundo tempo a coisa desandou. As trocas não mantiveram o nível e a produção caiu. Valeu, contudo, pela vitória. Isso é o mais importante em uma competição traiçoeira como a Libertadores.

Saudações Imortais