16 de junho de 2017

MW Tático - Análise de Fluminense x Grêmio

Confirmando a tendência, Renato repetiu o time do jogo contra o Bahia. Jogou com os 4 volantes (Michel, Arthur, Maicon, Ramiro) e aqui importante falar: sim, são 4 volantes, mas que tem o posicio0namento de meias! A diferença é que no primeiro tempo Maicon era o jogador mais avançado, invertendo com Arthur que contra o Bahia jogou mais avançado. Na minha visão, foi aí onde jogou Maicon jogou melhor, pois cadenciava o jogo e joga próximo de Luan.

Maicon mais avançado, centralizado na linha de três do meio com Luan e PRocha

Neste novo posicionamento podemos notar, além da alteração tática com um jogador mais próximo do Luan, que foi a falta que vimos contra o Bahia, observamos mais dois pontos. Na saída de bola do Fluminense, Maicon ajudava Luan na pressão, enquanto Pedro Rocha e Ramiro recuavam para acompanhar os laterais. Quando o Fluminense pressionava, o time alterava para um 4-1-4-1, onde Michel ficava como um defensivo, Arthur e Maicon centrais e Pedro Rocha e Ramiro nas pontas, com Luan na frente.

Michel e Arthur centralizados, com Maicon mais à frente para realizar a pressão na saída de jogo.
Foto de Daniel Rohr (@danielrohr)

4141 - Michel recua, Maicon e Arthur centralizam.
Foto de Daniel Rohr (@danielrohr


Finalizamos o primeiro tempo com menos posse de bola que o Fluminense (55% x 45%), mas número e assertividade de passes maior (238, 88% Fluminense / 257, 89%). E o que significa? Que após o golaço de falta de Edilson (não marcávamos de falta desde abril do ano passado, com gol de Luan contra o Juventude), o Fluminense tomou a iniciativa, e nós marcamos muito bem, com a saída de de bola com muito toca de bola. Maicon gradativamente foi recuando devido a pressão do Fluminense, e como não tínhamos profundidade, as vezes o meio campo ficava embolado, principalmente com Michel, Arthur e Maicon.

Posicionamento médio do Grêmio no primeiro tempo.

Com esta estrutura no final do primeiro tempo, no vestiário Renato tentou mudar. Recuou Maicon na primeira função do meio campo, alterando com Michel, sendo que Arthur avançou, sendo o parceiro de Luan na pressão da saída de bola e no ataque. Como vimos, não deu muito certo, pois houve certa confusão e sobreposição de posições de Michel e Maicon, que não sabiam quem ficava mais posicionado na frente da zaga, e Arthur não conseguia segurar a bola na frente. Já vimos que Arthur não pode ter esse posicionamento. Neste início de segundo tempo o Fluminense avançou e teve as melhores oportunidades.

Alterações de Renato na volta do intervalo, mas que não deram muito certo.

Renato mais uma vez viu o jogo, e fez as alterações necessárias no Grêmio. Everton e Fernandinho entraram no lugar de Maicon e Pedro Rocha, alterações parecidas contra o Bahia, que havia tirado Arthur. Com essas alterações tivemos verticalidade. Os laterais do Fluminense que antes avançavam, agora tinham que ficar mais posicionados. Michel e Arthur ficaram nas posições que mais jogam, e o time controlou o jogo.

Posicionamento médio após as alterações, criando verticalidade e controle do jogo.

Comparando com o jogo do Bahia, fomos melhores. Óbvio que a proposta de jogo dos adversários era diferente. Enquanto Bahia estava empatando fora de casa e assim realizando uma retranca, o Fluminense jogava dentro de casa e começou logo tomando gol de falta, o que fez o time se soltar mais. Mas podemos ver Pedro Rocha mais avançado, Luan recuando um pouco para ter parceria para jogar, e o meio campo menos embolado, onde Arthur se desgarrava do meio central para começar as jogadas, o que faz de melhor.

Comparação dos jogos contra Fluminense e Bahia, onde melhoramos o posicionamento mesmo pelas circunstâncias do jogo.

Ao final, nossos 4 voltantes deram outro espetáculo de controle de bola, com assertividade de passes acima 90%, onde Arthur teve uma presença descomunal no campo. Esse tweet foi usado até na materia do globo.com

Tweet que mitou!

Que Renato venha com mais soluções contra o Cruzeiro!

Tem mais no meu Twiitter @mwgremio . Mas pode comentar aqui que responderei para todos!