27 de julho de 2017

MW Tático - 4 volantes ou jogadores modernos... Análise do jogo contra o São Paulo

E mais uma vez Renato nos surpreende na escalação. Dessa vez foram os tão famigerados 4 "volantes". Neste momento Celso Roth deve estar dando pulos de alegria! Mas calma Roth, não são os 4 volantes "burucutus" que não sabem jogar e só marcam. São jogadores modernos, que atuam em todo o campo e são o coração do time. Seja defensivamente ou ofensivamente, são 4 jogadores que fazer o time jogar. Claro que estou falando de Maicon, Michel, Arthur e Ramiro. Talvez o único volante de origem, na concepção da palavra, seja Michel, já que Ramiro era volante e lateral direito, Maicon e Arthur meias.

Posicionamento médio do Grêmio contra o São Paulo. Fonte: Sofa Score

A imagem acima demonstra como o time esteve muito bem organizado contra o São Paulo. Reparem Maicon (8) centralizado, posicionado na frente da defesa, com Arthur (29) pela direita, e Michel (5) pela esquerda espelhados pelo centro. Além disso vemos o último "volante", Ramiro (17) e Pedro Rocha (32) também espelhados, mas abertos. Esse posicionamento se reflete na dinâmica de passes, onde todos participam, e nesse jogo em especial caindo mais pela direita, com Maicon, Arthur, Ramiro e Edilson. Esse movimento pela direita temos muito forte na presença com Leo Moura, que troca muitas vezes de função com Ramiro, pois tem habilidade de centralizar, além de toda habilidade, ao qual sabemos que Edilson tem outra característica, em especial chutes e a busca da linha de fundo.


Mapa de passes do Grêmio indicando jogo maior pela direita. Fonte: @11tegen11

Troca de passes no primeiro tempo. Destaque para Edilson, Arthur e Maicon. Fonte: Footstas Premium

Mas o que vi de mais importante nesse esquema com estes quatros jogadores "modernos", e não volantes, são os diferentes esquemas de marcação dentro do jogo. Sim, porque o São Paulo ao final teve mais posse de bola, mas não foi tão agudo devido a essa marcação. Consegui observar alguns movimentos defensivos diferentes. O primeiro, e mais identificado, é a formação em losângo, sendo Maicon na ponta defensiva, Arthur (na imagem) ou Ramiro na ponta ofensiva ou pela direita, e Michel na esquerda. O segundo movimento é a marcação sob pressão ao portador da bola, uma característica do Grêmio não só nesse jogo, mas durante todo o campeonato. Por fim, a marcação em linha de Maicon (centralizado), Arthur (direita) e Michel (esquerda). Sendo que Ramiro acompanhava a subida do lateral, assim como Pedro Rocha faz pela esquerda (ambos com função tática de recomposição muito bem executadas).




Claro que somente as estatísticas não fazem ganhar o jogo, mas queria mostrar dois gráficos do Footstats que mostram a importância deles. Ficou nítido que jogamos melhor no primeiro tempo, e depois que tomamos o gol de empate. Essa troca de passes x posse de bola, que repito, não ganha jogo, mas mostram que tivemos maior controle e consequentemente mais perigo ao adversário. Outro ponto, a saída de Arthur também é um aspecto dessa mudança, pois ele é nosso principal passador no campeonato, seguido por Michel e Ramiro. Nossos 3 "volantes" estão entre os 8 melhores de todo campeonato. Único time que tem 3 entre os 10 primeiros nesse índice.





Relação de passes x posse. Nossos melhores momentos do jogo. Fonte: Footstats Premium  







Melhores passadores do campeonato brasileiro. Fonte Footstats.

Em resumo, o Grêmio com estes quatro jogadores consegue ter a proteção necessária, através de diferentes formas de defesa, bem como ter a qualidade na troca de passes, o que faz o time se movimentar e assim encontrar a melhor oportunidade para tentativa de gol. Jogadores que jogam por todo o campo, tendo no coração do time jogadores de muita qualidade.

 Toques de bola de Maicon, Arthur, Michel e Ramiro no jogo contra o SP. Ocupação de espaço! Fonte: Whoscored.




Grande movimentação e troca de passes nomeio campo. Fonte: Footstats Premium 


Se gostou, me segue no Twitter @mwgremio e não deixa de ver meus posts aqui!