1 de setembro de 2017

A informação e o blog chapa branca

Sempre ouvi dizer e concordei que ter a informação dá mais poder do que ter dinheiro. Até porque, tendo a informação pode-se obter quase tudo, inclusive dinheiro.
Por que estou falando isto num blog de futebol?
Simples: porque fiquei refletindo sobre a grande diferença entre quem sabe e quem pensa que sabe.
É muito bom saber o que poucos sabem? Depende. Por um lado sim. Por outro é terrível saber e não poder falar.
Se antes o blog já era pautado pela ética na seleção da informação agora mais ainda. Afinal, ou o que se sabe não deve ser publicado para não prejudicar o clube ou pessoas, ou não queremos ser acusados de uso de informações privilegiadas.
Neste contexto entram as relações com os leitores.
Eu tenho como norma não ler comentários em nenhum outro lugar que não seja os do blog. E muitas vezes leio os do blog apenas por obrigação de mediar. As poucas vezes que tentei ler comentários em sites me deu asco. Ânsia de vômito. Noticiam a morte de alguém, quem quer que seja, e o primeiro comentário é "já vai tarde". Depois segue a coleção de horrores.
No blog não é diferente. Vez por outra surgem novos comentaristas. Alguns muito bem-vindos. Outros poderiam ter ficado no buraco de onde saíram.
Muitas vezes, por não saber o que acontece, o leitor insiste em esculachar um jogador, um dirigente ou o treinador pelas escolhas feitas. Dentro do possível se tenta dar alguma letrinha nos comentários para mostrar que não é bem do jeito que o cara pensa. Mas muitas vezes não adianta. O elemento já tem a ideia formada, seja por burrice, seja por birra ou seja porque é pau mandado mesmo e tem o objetivo de tumultuar.
Assim é a vida e assim continuará sendo.
Por outro lado, quando se sabe a verdade em alguma coisa, se vê o quanto a imprensa de modo geral é mentirosa e procura apenas caçar click ou mesmo tumultuar um lado que não é o seu.
Mesmo agora temos vários exemplos.
Acabou de sair informação que estão negociando Luan para o Valência. Mentira. Houve contato que foi rechaçado porque o Grêmio não quer mais ninguém saindo agora. Mas um site famoso divulga reuniões, preço, condições do negócio, etc.
Muitos reclamam da saída do Gastón Fernandez. A verdade? Ele não se conformou em não ser titular e pediu para sair. Ele mesmo falou isto em uma entrevista. "O Grêmio tem um elenco muito forte e eu não consegui o espaço que queria". Ainda tentou passar um cachorro na saída. Pediu parte do salário que teria de receber para ir embora, dizendo que o tricolor ainda pouparia. Pediu mas não levou, porque ninguém pagou de otário. Ao contrário, teve que conseguir que o Estudiantes pagasse o investimento que o Grêmio havia feito nele.
Miller é outro caso. Jogador com problemas sim, mas nenhum tão sério que o impedisse de continuar. Seus problemas não são os que divulgaram subterraneamente e covardemente. Aí o cara pediu para sair. Culpa de quem?
Há muitos outros casos que não podem e não devem vir à tona. Porque envolvem interesses do clube, porque envolvem questões pessoais que devem ser respeitadas ou porque simplesmente podem resultar em processos contra quem publicou, mesmo sendo verdadeiros.
Então, quando um jogador promissor não vinga, não pensem que é porque algum treinador ou dirigente não quer que vingue. Todo treinador quer ganhar, porque senão perde o emprego. E por conta disto sempre vai fazer o que achar melhor para atingir seu objetivo. Todo dirigente também quer ter sucesso para ser reconhecido.
Quando um jogador não vinga pode ser por problemas de maturidade, problemas familiares, questões de conduta, etc.
Certamente não deixará de vingar por não ser bonito ou por perseguição gratuita.
Muitas vezes o clube vai até o limite, depois desiste.
Então crianças, tenham um pouco mais de confiança em quem está lá no Grêmio. Certamente eles cometem erros porque o ser humano está muito longe de ser infalível. Mas tenham certeza de que estão acertando muito mais do que errando. E tenham mais certeza ainda que eles querem ser campeões talvez mais do que todos nós.
Deem menos atenção aos caça clicks e sejam mais felizes.
E para aqueles que quiserem argumentar que o blog deveria noticiar tudo respondemos: Noticiar por que paisano? Este aqui não é um site de notícias. Não é uma empresa que vende informação.
Somos apenas um blog gremista que luta pelos interesses do Grêmio que tanto amamos. Temos lado e não escondemos.
E aqueles, que, pejorativamente nos chamam de chapas branca pensando que nos ofendem, eu lamento informar que somos chapas branca sim. Não porque ganhamos algo com isto. Simplesmente porque conhecemos quem dirige o Imortal e, mesmo que eventualmente cometam erros, confiamos totalmente no que estão fazendo.