9 de setembro de 2017

Daniel Matador - Presente indigesto para o aniversariante

Vasco 1 x 0 Grêmio

Foi um jogo bem fraquinho.

Caros

O Rei do Rio estava de aniversário. Renato Portaluppi, que fez e continua fazendo história no Grêmio, chegou ao seu Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama pelo Campeonato Brasileiro. E, diferentemente de como muitos previam, escalou o time com o que havia de melhor disponível. Barrios foi para o ataque e Léo Moura entrou no lugar de Luan, que sentiu e foi corretamente preservado. Na zaga, Bressan continuou ocupando o lugar de Geromel, que também foi corretamente preservado para que possa ter chances de encarar o jogo contra o Botafogo pela Libertadores. Fernandinho herdou naturalmente a vaga deixada por Pedro Rocha. O jogo em São Januário não tinha torcida, pois o Vasco conseguiu a liberação do estádio nestas condições para as duas últimas partidas (da punição de 6) que tinha de cumprir.

Primeiro Tempo: Vasco 1 x 0 Grêmio

Pouco mais de um minuto se passou e o careca desgraçado do árbitro Heber Roberto Lopes começou metendo a mão. Fernandinho descolou um escanteio e ele deu tiro de meta. Aos 6 minutos, Barrios pega um rebote e marca, mas o careca anotou escanteio. Aos 18, Léo Moura cruzou da esquerda para cabeçada de Fernandinho. O tricolor detinha o controle do jogo, mas não conseguia traduzir este predomínio em chances mais robustas de gol.

O estádio vazio ajudava a dar um clima ainda mais melancólico à partida. Aos 31 que Nenê chegou próximo da área, mas também sem grande perigo. Aos 35, Nenê recebeu excelente cruzamento rasteiro pela direita e chutou de primeira, com a bola passando muito perto da trave esquerda de Grohe. Até que, aos 42, o castigo veio: cruzamento da esquerda de Ramón e Mateus Vital escorou para abrir o placar. Aos 44, Vital chuta de longe e a bola passa perto da trave direita de Grohe. E terminou assim a primeira etapa.




Segundo Tempo: Vasco 0 x 0 Grêmio

O segundo tempo começou da forma que o primeiro havia terminado. O time parecia não querer fazer muita força para vencer. Só quase aos 10 minutos que Fernandinho emendou um chute de fora da área. Aos 15 minutos, o capitão Léo Moura saiu para a entrada de Everton. Aos 17, Michel emendou um CANUDO de longe. Quase aos 20, Cortez fez grande jogada e cruzou da esquerda, mas Everton e Ramiro se atrapalharam na recepção da bola e o lance foi desperdiçado.

O jogo permanecia modorrento e sem objetividade. Aos 32, invasão da área gremista pela esquerda e Grohe salvou. No minuto seguinte, Fernandinho fez grande jogada e chutou para defesa de Martin Silva. No rebote, outro bom lance desperdiçado. Aos 35, Barrios saiu para a entrada de Arroyo e Ramiro saiu para a entrada de Patrick. Aos 36, Patrick livrou-se dos marcadores e chutou de longe, para defesa do arqueiro cruz-maltino. Aos 40, após escanteio, Michel tentou de bicicleta, mas errou em bola. Aos 47, Arroyo cobrou falta e Martin Silva defendeu. E terminou assim.




Como jogaram:

Grohe: não teve muita culpa no gol. Chegou a salvar um ou outro lance. Nota 6
Edilson: diferentemente do jogo contra o Sport, quando jogou demais, hoje foi burocrático e inclusive falhou no cruzamento para o gol do Vasco. Nota 4
Bressan: falhou no gol do Vasco. No restante, até que foi razoável. Nota 5
Kannemann: também falhou no gol do Vasco. No mais, foi bem. Nota 6
Cortez: até tentou alguma coisa e inclusive conseguiu algumas vitórias pessoais pela esquerda. Nota 6
Michel: bem na marcação pelo meio. Nota 5
Arthur: produção inferior à que normalmente apresenta, apesar de não ter comprometido. Nota 5
Ramiro: fez outra partida abaixo da média. Aliás, tem vindo em uma sequência bem fraca. Nota 2
Léo Moura: sofreu para fazer a função de Luan. Até tentou, mas não rendeu. Saiu para a entrada de Everton. Nota 4
Fernandinho: tentou alguns avanços pela esquerda. Vontade não faltou. Nota 5
Barrios: até chegou a marcar, mas o árbitro invalidou. Não pôde contribuir muito mais, pois não recebeu muitas bolas em condições. Nota 4

Everton: entrou no lugar de Léo Moura. Não conseguiu produzir muita coisa. Nota 4
Arroyo: entrou na finaleira após um bom tempo em recuperação de lesão. Sem nota
Patrick: novamente entrou bem e mostrou potencial, mas ficou pouco tempo em campo. Sem nota

Renato Portaluppi: poderia tentar fazer como no jogo anterior e mostrar aos jogadores como meter 5 gols no adversário. Principalmente considerando que o Vasco é uma das piores defesas do campeonato. Nota 4

Arbitragem: o árbitro era ele, o famigerado Heber Roberto Lopes, auxiliado por Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes. Apitou como sempre: sendo localista e invertendo faltas. Mas não chegou a interferir em lances capitais do jogo.

Renato estava de aniversário e ganhou de presente uma atuação pífia do time. O Vasco sequer estava bem postado, tanto que o próprio gol foi meio que achado. Foi um resultado oriundo da incompetência tricolor em impor-se, algo que já mostrou que é capaz. Que sirva de alerta para o jogo pela Libertadores contra o Botafogo.

Saudações Imortais