15 de outubro de 2017

Daniel Matador - Gol e vitória pra matar secador

Coritiba 0 x 1 Grêmio

Ramiro foi o autor do gol da vitória em Curitiba

Caros

As últimas apresentações pelo Campeonato Brasileiro deram uma arrefecida no ânimo da torcida tricolor. Por natural, é complicado tentar desviar a mente do jogo pela semifinal da Libertadores da América. Não que esta seja uma justificativa muito boa, mas é talvez o principal entrave. Nenhum jogador que esteja na iminência de disputar as partidas decisivas pelo torneio continental arriscará alguma dividida mais dura ou uma corrida que venha a arriscar uma lesão que comprometa sua participação.

Mas isso não pode fazer com que o Brasileirão da primeira divisão seja totalmente relegado. Até mesmo para que o ritmo de competição possa ser mantido. Com este pensamento em mente é que Renato botou um time com algumas das melhores alternativas para a partida contra o Coritiba na capital paranaense neste domingo de estreia do horário de verão.

Primeiro tempo: Coritiba 0 x 0 Grêmio

Aos 4 minutos Grohe já teve que trabalhar e desviar para escanteio uma cobrança de falta perigosa. Na sequência, após a cobrança do corner, o nada saudoso Werley cabeceou e a bola passou perto do pé da trave esquerda. O time passou a dar alguns balões, em detrimento ao toque de bola que caracterizou-o desde o ano passado. Só que já havia passado da metade da primeira etapa e tanto o lado tricolor quanto o lado coxa branca não apresentavam nada de interessante, deixando o jogo moroso.

Aos 27, em cobrança de falta onde Ramiro só não levou o segundo amarelo e foi expulso por detalhe, Grohe fez outra boa defesa. Aos 33, em grande cobrança de escanteio de Fernandinho, Geromel cabeceou e a bola passou muito perto da trave direita do arqueiro do Coritiba. Nos minutos finais, certa pressão do time gremista, com alguns avanços interessantes que eram rechaçados pela defesa paranaense. Aos 46, jogadaça de Henrique Almeida, que cortou Cortez e meteu um BAGO da entrada da área, o qual subiu mais que balão de São João. E nada mais aconteceu nesse primeiro tempo bem fraco.




Segundo tempo: Coritiba 0 x 1 Grêmio

Assim como no primeiro tempo, logo aos 3 minutos o famigerado Werley escorou uma sobra de cobrança de falta e a bola bateu na trave! E o jogo continuava uma nhaca. Aos 17, Arroyo saiu para a entrada de Everton. Mas a pobreza continuava. Até passes curtos eram errados. Aos 27, em boa falta cavada por Fernandinho, Edilson meteu um balaço estilo futebol americano e a bola também subiu igual.

Aos 30, Barrios saiu para a entrada de Beto da Silva, que aos 35 recebeu lançamento e marcou, porém estava impedido, o que fez com que levasse um amarelo pela conclusão. Até ensaiou-se alguma pressão nos minutos finais, mas todas as investidas paravam, invariavelmente, na defesa do Coritiba ou em escanteio. Aos 43, outra boa defesa de Grohe em cabeçada de Henrique Almeida. Segundos depois, Kannemann salvou aquele que poderia ter sido o gol, atirando-se para interceptar chute de Henrique Almeida. Aos 45, Jael entrou no lugar de Fernandinho. E, aos 47, o próprio Jael fez a jogada e lançou Ramiro, que chutou para marcar o gol da vitória tricolor!





Como jogaram:

Grohe: um dos poucos que se salvou. Boas defesas e intervenções. Nota 7
Edilson: várias rateadas defensivas e raros lances de apoio. Nota 3
Geromel: entrou com a braçadeira de capitão e foi um dos poucos lúcidos em campo. Nota 7
Kannemann: simples e firme como sempre, tendo inclusive que consertar várias rateadas dos colegas mais à frente. Nota 7
Cortez: perdeu alguns lances meio bisonhos contra seus adversários diretos. Nota 3
Jaílson: as últimas partidas haviam sido razoáveis, mas hoje foi bem ruinzinho. Nota 3
Arthur: muito marcado, o que dificultou seu jogo notoriamente qualificado. Nota 5
Ramiro: bem fraco, como aliás tem sido nos últimos jogos. Mas fez um gol salvador, o que redime tudo. Nota 9
Fernandinho: até tentou algo, mas sem muita efetividade. Saiu para a entrada de Jael. Nota 4
Arroyo: nota-se claramente que ainda carece de ritmo de jogo. Não fez muita coisa. Saiu para a entrada de Everton. Nota 3
Barrios: não recebeu uma bola decente o jogo todo. Saiu para a entrada de Beto da Silva. Nota 3


Everton: entrou no lugar de Arroyo, mas nada fez de muito útil. Nota 4
Beto da Silva: entrou no lugar de Barrios, na finaleira. Sem nota
Jael: entrou no lugar de Fernandinho, naquela famosa substituição para matar tempo. Não teria feito nada, mas deu a assistência para o gol de Ramiro. Nota 7

Renato Portaluppi: a equipe foi muito mal, nada perto daquilo que já apresentou. A vitória veio num lance fortuito e, desta vez, pouco passou pela mão do técnico. Nota 5

Arbitragem: o trio goiano, formado pelo apitador Andre Luiz de Freitas Castro e os auxiliares Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha fez um trabalhinho meia boca. Ratearam em lances que variaram de impedimentos inexistentes até distribuição de cartões.

Era um jogo para ganhar ritmo, um certo fôlego e até beliscar novamente a vice-liderança do campeonato. Este deve ter sido, provavelmente, o jogo onde o Grêmio teve o maior número de escanteios a favor. E a vitória veio da maneira mais improvável, com um gol no apagar das luzes. E se vier outra vitória na próxima rodada contra esse Corinthians que perdeu novamente hoje, fazendo com que a diferença baixe para 6 pontos? Ah, Grêmio, por que insistes em nos dar esperanças?

Saudações Imortais