15 de fevereiro de 2018

Daniel Matador - A Recopa dos Reis de Copa

Independiente 1 x 1 Grêmio


O jogo na Argentina foi pegado.

Caros

Os Reis de Copas reuniram-se na noite de Avellaneda para um embate pela supremacia da América. Pouco mais de dois meses depois de tornar-se o mandatário supremo do continente, o tricolor enfrentava o campeão da Copa Sul-Americana em busca de uma conquista que já adorna sua sala de troféus há tempos. Em 1996, no mítico Japão, o lendário time de Felipão goleava este mesmo Independiente e erguia a taça da Recopa Sul-Americana na terra do sol nascente.

Portaluppi pôs em campo a melhor escalação possível, dentro das opções disponíveis. A surpresa ficou por conta da escalação de Lima para iniciar a partida. Léo Moura assumiu a lateral por conta do desconforto físico sentido por Madson nos últimos dias. Cícero foi escalado mais recuado, com o aparente intuito de municiar o ataque. E assim desenrolou-se a primeira partida desta decisão entre dois dos maiores gigantes do futebol latino-americano.

1º tempo: Independiente 1 x 1 Grêmio

Os primeiros minutos, que costumam ser de estudo e cautela, foram relativamente movimentados, apesar de não ocorrer grandes chances de gol. Aos 11 minutos, o primeiro lance de perigo: Domingo chutou de fora da área e a bola passou muito perto da forquilha direita de Grohe. Aos 16, em cobrança de escanteio, Messa cabeceou e a bola foi no travessão! Aos 19, Benitez escorou um cruzamento da esquerda, mas a bola passou rasteira a poucos metros da trave. Até que, aos 21, Luan mostrou as razões de ser o Rei da América: roubou a bola na saída, passou por dois e chutou na saída do goleiro, abrindo o placar e calando a multidão presente no estádio Libertadores de América!


Aos 25, Gigliotti deu uma entrada criminosa em Kannemann e levou amarelo. Só que havia o recurso do vídeo e, após consulta a ele, o árbitro corretamente expulsou o jogador do Independiente. Aos 32, em cobrança de falta, a bola desviou em Cortez e o Independiente empatou. O árbitro começou a cair na pressão dos argentinos e iniciou um procedimento condenável de amarelar os jogadores gremistas sem motivo algum. E os minutos finais da primeira etapa tornaram-se nervosos por conta disso, com os times indo para o chuveiro com o placar igualado.






2º tempo: Independiente 0 x 0 Grêmio

Logo na saída de bola, Cícero tentou surpreender o goleiro com um chute direto, mas não adiantou. Mesmo com um a menos, o Independiente voltou com sangue nos olhos. Aos 7 minutos, Everton roubou a bola próximo à intermediária e avançou, lançando para Cícero, que chutou. A bola desviou na defesa e Luan tentou pegar o rebote, mas novamente o goleiro e os defensores conseguiram abafar. Aos 8 minutos, Lima saiu para a entrada de Alisson, o que acabou dando mais equilíbrio ao time, que passou a fazer frente às investidas do adversário. Aos 16, Alisson cruzou da direita e Everton quase consegue escorar para o gol.

Aos 23, Geromel cruzou e Cícero escorou. A bola ia entrando, mas o goleiro pegou pelo rabo. Aos 39, Everton saiu para a entrada de Maicosuel. Aos 44, Cícero saiu para a entrada de Jael. O Grêmio meteu uma pressão violenta ao final. No último lance, Léo Moura teve sua camisa quase ARRANCADA, mas o árbitro se fez de cego e encerrou o jogo para não se complicar.





Como jogaram:

Grohe: sem culpa no gol. Fez boas intervenções durante a partida. Nota 7
Léo Moura: não conseguia conter da melhor maneira as investidas por seu lado. Nota 4
Geromel: seguro como sempre, apesar de ter ficado abaixo de Kannemann hoje. Nota 7
Kannemann: Um monstro! Jogou uma enormidade e conseguiu a expulsão de Gigliotti. Nota 9
Cortez: mosqueou e acabou marcando um gol contra. Não conseguiu grandes avanços no ataque. Nota 5
Jaílson: até tem certa vontade, mas a falta de técnica não ajuda. Nota 5 (com boa vontade)
Maicon: mal no primeiro tempo. Continuou mal no segundo. Claramente sentindo a falta de ritmo. Nota 4
Cícero: começou bem, depois caiu um pouco de rendimento ao final da primeira etapa. Apático no segundo tempo. Saiu para a entrada de Jael. Nota 4
Luan: é craque e mostrou novamente ao fazer o gol que abriu o placar. Nota 8
Lima: foi totalmente nulo no primeiro tempo. Sentiu o clima do jogo e saiu aos 8 do segundo tempo para a entrada de Alisson. Nota 2
Everton: tentou um ou outro lance, mas sem sucesso. Saiu para a entrada de Maicosuel. Nota 4

Alisson: entrou no lugar de Lima e deu novo ritmo ao time. Nota 6
Maicosuel: entrou no lugar de Everton, na finaleira. Sem nota
Jael: entrou no lugar de Cícero, na finaleira. Sem nota

Renato Portaluppi: tentou Lima no início, tendo que corrigir a escalação depois. Vai ter que rever algumas situações no jogo da volta. Nota 6

Arbitragem: o trio de arbitragem era equatoriano, formado pelo apitador Roddy Zambrano, auxiliado por Byron Romero e Christian Lescano. O árbitro acertou ao expulsar Gigliotti pelo VAR, mas a partir daí mostrou que era fraco e cagão. Amarelou meio time gremista, com o claro intuito de tentar compensar. Errou muito e provou que é muito fraco.

O time, nitidamente, carece de embocadura. Ressalte-se que este foi apenas o terceiro jogo do ano com a escalação titular. Somando tudo à pressão da disputa por um título em plena Argentina, um empate foi resultado razoável. Na Arena o tricolor terá que fazer valer sua superioridade e seu melhor futebol. Dá para erguer mais esta taça.

Saudações Imortais